segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Temperamento Sanguíneo


O temperamento que vamos falar um pouco dessa vez é o sanguíneo, o chamado “sangue quente”. Porém, como todos os temperamentos, traz suas forças e fraquezas. Em termos de emoções o sanguíneo é emotivo, entusiasmado e expressivo. Tem carisma para liderança, tem muitos amigos, é divertido. Nas fraquezas é agitado e turbulento, desorganizado, começa as coisas e não termina, tem uma tendencia a ser egoísta. Na Bíblia temos o apóstolo Pedro com grandes traços sanguíneos; ele exibia calor, intensivamente em suas emoções e ação dinâmica.  Gosta de estar sempre ativo, é despreocupado, aventureiro e por isso evita momentos de tédio, gosta de elogios. Na vida profissional são bons professores, oradores, vendedores, comerciantes.
O indivíduo de temperamento sanguíneo possui grandes qualidades, como a habilidade de adaptar-se facilmente, de se sentir à vontade em qualquer lugar e sob circunstâncias inesperadas, de agir prontamente face ao inusitado e sob condições novas e diferentes.
Por outro lado, possui uma dificuldade em ser realista, em lidar com situações que se repetem, como é o caso da rotina, em aprofundar seja no que for.
O sanguíneo é muito susceptível a tudo que penetra pelos seus sentidos, e sua consciência está sempre voltada para o exterior, para as estimulações do mundo, sempre pronto a participar de qualquer evento que pareça interessante. O sanguíneo muda com facilidade, adapta-se, vive o momento e a situação imediata. Seu principal hábito é não ter hábitos, ele adora mudar de casa, viajar, mudar de emprego. Se sentem aborrecidos quando nada parece acontecer. Sua raiva é de curta duração, como uma chuva de verão que tão logo passa, é fácil sorrir novamente.
Eles acham que perdoar é algo fácil. Para educar o sanguíneo deve-se tentar desenvolver um interesse permanente naquilo que é essencial, educa-lo para o amor ao próximo, quando criança exercitar o corpo, gastar energia, para que possa desenvolver-se e aprofundar no amor, as artes, e a oração. Paz e bem!

Nenhum comentário:

 
Pesquisa personalizada