sexta-feira, 13 de junho de 2014

Noivado

 
     
Poderíamos dizer que o noivado é a preparação para o matrimônio, mas não é bem assim! Como não?! Digo isso pois cada etapa que vivemos no relacionamento nos prepara, não só no noivado. Construir uma história junto, cada dia com seus desafios vão nos mostrando a caminhada que teremos, ou seja, não existe um casal de namorados que vive seus conflitos, que não viverá esses mesmos dilemas no matrimônio, portanto, é preciso ter consciência clara dos desafios que nós esperam. Estamos dispostos? Se a respostas for sim, o noivado podemos considerar que os dois estejam preparados para trilhar esse caminho, e se faz necessário o noivado para atitudes práticas, como marcar quando será o casamento, os planos de onde vão morar, e outros detalhes e planos. O noivado requer maturidade para um diálogo franco e aberto, possibilitando assim uma harmonia importante para enfrentar as novas responsabilidades que um vocacionado ao matrimônio é chamado a viver. O documento do pontifício conselho para a família chama o noivado de tempo de Kairos, ou seja, de graça abundante da parte de Deus! Um tempo de espera e expectativa para selarem esse compromisso definitivo, como quem faz caminho vocacional para a Comunidade Brilho Sagrada Família precisa passar por etapas não é diferente para o matrimônio, um caminho gradativo deve acompanhar toda escolha a longo prazo. 

Muitas vezes somos questionados mas quando é o melhor momento para assumir o noivado? Antes é preciso responder a outra pergunta: Quando ainda não dar esse passo? Quando ainda temos dúvidas não é um bom momento para entrar no noivado, pois este é um momento para relacionamentos que já definiram sua escolha um pelo outro e tudo que isso implica. Colocando as cartas na mesa, quais as metas de cada um, se estás estão de acordo, como carreira profissional, família, filhos, etc. 

Não podemos correr para um noivado na busca de experiências sexuais, é tempo de uma castidade bela que bem orientada muito contribuirá para nosso crescimento e nos capacitará para um um amor comprometido com o bem do outro além de nossos próprios interesse, nos exercitara para a fidelidade. 
Isso também não quer dizer que um deva "enrolar" o outro, o relacionamento precisa de um dinamismo próprio do amor, que caminha sempre, sem se acomodar ou estacionar. Amizade, paquera, namoro, noivado, casamento, são como acordes em uma canção pedem e anunciam o que virá logo a frente, a canção ficaria monótona se parasse um nota e não desse expectativa do que ha devir pela frente. O namorar e o noivar vem a ser estações a serem compartilhadas, o noivado é uma etapa que já se deve ter a experiência de um bom inverno na bagagem, onde os dois já tenham tido a necessidade de superar juntos alguns desafios, tendo assim uma visão mas realista dos defeitos e qualidades uns dos outros. Não é preciso que os dois sempre tenham a mesma opinião, as diferenças enriquecem, mas é preciso que o essencial dos valores não sejam divergentes. 

No noivado os sonhos se ampliam, e os planos para o futuro começam a se concretizar, o casal se alimenta na oração confiante na providência de Deus que é a fonte de todo bem e toda graça! Nesse itinerário cheio de curvas e desafiador que é o amor humano, tomar as mães suaves de Maria, mãe, faz toda a diferença nesse tempo de discernimento. 
Paz e bem!

Obs.; Segundo artigo da serie Matrimonio que escrevi para o Jornal da com. Brilho Sagrada Família de Resende 

Matrimônio

Série Matrimônio (originalmente publicada no Jornal Brilho Sagrada FAmilia)


Abrindo essa nova série de artigo quero contar com sua contribuição, nos envie sugestões de temas que ache importante falarmos sobre o tema. O matrimônio é um horizonte vasto portanto, vamos iniciar tratando do noivado, da vida dos recém casados e seus desafios, crises, relacionamento com suas famílias de origem, conciliar a vida conjugal e os filhos, intimidade e individualidade, perdão, e outro assuntos que custarem uma boa colcha de retalhos enriquecendo nossa reflexão. Do ponto de vista psicológico, com base na doutrina católica.
Quanto ao Matrimônio o YouCat pág. 148 ressalta, "como posso descrever a felicidade do Matrimônio estabelecido pela Igreja? É uma união de dois crentes com uma esperança, um deseja, um estilo de vida, um serviço (...) sem divisão no espírito ou na carne" (Tertuliano).
Podemos contribuir com a construção de um mundo melhor de muitas formas, mas talvez a forma privilegiada está na família, onde nos pais podemos fazer um bem imenso a nós e a sociedade bem fundamentando nossa "casa". Imagine você se todo casamento tivesse uma boa preparação, não só para viver uma cerimônia, mas sim para estarem pelo menos em parte preparados para os desafios de uma vida a dois. Nossa!! Grande parte dos futuros problemas deixariam de existir. A realidade de todo casal é feitas de desafios, é importante casar-se disposto a amadurecer suas vivências individuais para a partir de então torná-la coletiva, comunitária. 
Sempre me lembro do nosso saudoso Dom Luciano, que foi bispo na diocese de Mariana-MG, onde ele fazia o curso de noivos um processo de convivência do novo casal com outros casais com mas experiência matrimonial, os noivos combinavam refeições, visitas, provocando assim que eles trocassem experiências e também conhecessem de forma mas prática o dia a dia daquela família. Tornando assim o imaginário do casal mas próximo das vivências concretas, confrontando sua visão muitas vezes romântica da realidade, para uma aproximação que evite muitas frustrações, e que de verdade os façam crescer em um amor oblativo. Construindo assim famílias cristãs, como bem diz São João Crisóstomo: "se quiseres que alguém se torne cristão, deixe-o viver um ano em tua casa"
Paz e bem!

"Um homem enamorado revela que Deus o chama a ser uma comunidade" (Dostoiévki)
 
Pesquisa personalizada