quinta-feira, 14 de abril de 2016

Atos de serviço



      Nessa serie de artigos estamos refletindo sobre o livro: “As cinco linguagens do amor", de Dr.Gary Chapmam, antropólogo, historiador, filósofo e terapeuta conjugal norte-americano. As cinco linguagens do amor são: toque físico, palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviço e presentes. Esse mês vamos falar sobre atos de serviço!
Cada pessoa têm uma maneira diferente de demonstrar amor! Tem pessoas que se sentem amadas quando alguém lhes ajuda em algo, ou quando elas podem ajudar o outro em alguma atividade, amar para elas está ligado primeiramente a fazer. São estas pessoas das quais as atitudes de serviço tem um peso maior do que as palavras. Um grande exemplo é o caso das mães de recém nascidos, o filho efetivamente sentira seu amor enquanto, sua mãe troca suas fraldas, amamenta-lhe, coloca-lhe uma roupinha, etc. Isso não quer dizer que não se deva dizer com palavras ao bebê sobre seu amor, claro que sim. E com o tempo a criança manifestará suas linguagens de amor, e terá algumas que lhe são mais significativas. Se seu filho tiver essa linguagem de atos de serviço como linguagem, você ao ajuda-lo a fazer um trabalho de ciências, terá significado de: "meu pai (minha mãe) me ama!".
Identificar as linguagens de amor com os quais as pessoas com quem nos relacionamos melhor compreendem, ajuda e muito no dia a dia entre pais e filhos, entre esposo e esposa, amigos, comunidade. Amar requer que saímos de nos mesmos na direção do outro, buscar desenvolver as linguagens de amor, nos enriquece em nossa capacidade de expressar o amor. Vale a pena refletir: Quais são as minhas principais linguagens? Quais as das pessoas com quem convivo? Qual eu ainda não tenho habito de exercitar? Sendo assim, mãos a obra!


 
Pesquisa personalizada