domingo, 7 de setembro de 2014

Rotina no casamento!

Serie Matrimonio

Rotina no casamento!

  No início do casamento temos muitos desafios, como conversamos no artigo anterior, mas logo naturalmente nós vemos diante de uma rotina. Que também é um desafio! Rotina tem sido uma palavra bombardeada de forma pejorativa atualmente, ela por si só não é um problema, a rotina pode ser saudável ou não, depende como é vivida. Em um mundo cheio de novidades, e estímulos rápidos, a rotina fica pintada com uma cara feia e chata, mas ela é importante e necessária, para dar segurança, tranquilidade, diminuir as tensões e ansiedades, e pode ser até mesmo educativa. E uma coisa é certa só quem tem uma rotina pode sair da rotina, não é? Que graça teria as ferias se o ano todo não fizéssemos nada? O descanso e o lazer só fazem sentido por que temos nossa atividades diárias!

      Tem uma pesquisa realizada no Reino Unido que apresentam 80% dos casais com o tempo não se preocupam em dar um beijo de boa noite. Essa mesma pequisa mostram que esses mesmos casais tinham o habito de dormir de costas um para o outro. São apenas detalhes dessa pesquisa, mas mostram como a rotina traz em si também o risco da acomodação, e do distanciamento. Os detalhes do dia a dia do casal é o que enriquecem a rotina, o amor não é feito de estardalhaços é feito de pequenos gestos. Dizer "eu te amo", e muitas outras demostrações de carinho e ternura são alimentos afetivos, onde cada casal vai criando sua identidade. É muito importante que não fiquemos esperando sempre no outro essas atitudes, é como diz Santa Teresinha "plante amor, e colherás amor".
     Não só na vida do casal, mas em todos os relacionamentos humanos as pequenas gentilezas dão um colorido a um dia comum. É natural que cada pessoa tenha sua linguagem para expressar seu afetos, uns tem mais iniciativa, outros são menos expressivos, por isso é importante conhecer a linguagem em que cada se manifesta, e até mesmo aqueles que tem bloqueios para se manifestar afetivamente

Passear, tomar um sorvete, tirar ferias, são inúmeras as opções para sair da rotina, e são tão importantes como retomar a rotina. Rotina essa que não deve ser sinônimo de desleixo, e acomodação, mas sim um itinerário onde o amor puro se expressa. A Palavra de Deus fala inúmeras vez que a ação do Espírito Santo renova todos as coisas, é assim também no amor, o Espírito de Deus é a fonte de todo renovo. A ação do Espírito Santo santifica e liberta nosso amor diário. Por isso sempre: Vem Espírito Santo! Que cada dia seja um recomeço, que cada repetição umaretomada, tornando assim nosso amor desinteressado e autentico. 

A palavra Rotina vem do francês "routine" que podemos traduzir como "chão batido". Que essa seja a motivação caminhar na trilha do amor, tornando o chão batido pelos pés descalços, pelas atitudes simples, pelo amor noescondimento, sem muito ibope, mas edificando. Como diz São Padre Pio "É preciso amor, amar, e nada mais...", se amor estiver presente em nossa rotina, as pequenas coisas terão brilho e sentido.
"A cada manhã suas misericórdias se renovam!" (Lm 3, 22)
Paz e bem!

 
Pesquisa personalizada