Rotina no casamento!
No início do casamento temos muitos desafios, como conversamos no artigo anterior, mas logo naturalmente nós vemos diante de uma rotina. Que também é um desafio! Rotina tem sido uma palavra bombardeada de forma pejorativa atualmente, ela por si só não é um problema, a rotina pode ser saudável ou não, depende como é vivida. Em um mundo cheio de novidades, e estímulos rápidos, a rotina fica pintada com uma cara feia e chata, mas ela é importante e necessária, para dar segurança, tranquilidade, diminuir as tensões e ansiedades, e pode ser até mesmo educativa. E uma coisa é certa só quem tem uma rotina pode sair da rotina, não é? Que graça teria as ferias se o ano todo não fizéssemos nada? O descanso e o lazer só fazem sentido por que temos nossa atividades diárias!
Tem uma pesquisa realizada no Reino Unido que apresentam 80% dos casais com o tempo não se preocupam em dar um beijo de boa noite. Essa mesma pequisa mostram que esses mesmos casais tinham o habito de dormir de costas um para o outro. São apenas detalhes dessa pesquisa, mas mostram como a rotina traz em si também o risco da acomodação, e do distanciamento. Os detalhes do dia a dia do casal é o que enriquecem a rotina, o amor não é feito de estardalhaços é feito de pequenos gestos. Dizer "eu te amo", e muitas outras demostrações de carinho e ternura são alimentos afetivos, onde cada casal vai criando sua identidade. É muito importante que não fiquemos esperando sempre no outro essas atitudes, é como diz Santa Teresinha "plante amor, e colherás amor".
Não só na vida do casal, mas em todos os relacionamentos humanos as pequenas gentilezas dão um colorido a um dia comum. É natural que cada pessoa tenha sua linguagem para expressar seu afetos, uns tem mais iniciativa, outros são menos expressivos, por isso é importante conhecer a linguagem em que cada se manifesta, e até mesmo aqueles que tem bloqueios para se manifestar afetivamente.
Passear, tomar um sorvete, tirar ferias, são inúmeras as opções para sair da rotina, e são tão importantes como retomar a rotina. Rotina essa que não deve ser sinônimo de desleixo, e acomodação, mas sim um itinerário onde o amor puro se expressa. A Palavra de Deus fala inúmeras vez que a ação do Espírito Santo renova todos as coisas, é assim também no amor, o Espírito de Deus é a fonte de todo renovo. A ação do Espírito Santo santifica e liberta nosso amor diário. Por isso sempre: Vem Espírito Santo! Que cada dia seja um recomeço, que cada repetição umaretomada, tornando assim nosso amor desinteressado e autentico.
A palavra Rotina vem do francês "routine" que podemos traduzir como "chão batido". Que essa seja a motivação caminhar na trilha do amor, tornando o chão batido pelos pés descalços, pelas atitudes simples, pelo amor noescondimento, sem muito ibope, mas edificando. Como diz São Padre Pio "É preciso amor, amar, e nada mais...", se amor estiver presente em nossa rotina, as pequenas coisas terão brilho e sentido.
"A cada manhã suas misericórdias se renovam!" (Lm 3, 22)
Paz e bem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário