sexta-feira, 25 de maio de 2007

Angútia: doença ou remédio?

As vezes me pego pensando na angustia suprema que Jesus viveu na Cruz, o que era pra ter sido sua derrota, se tornou minha Salvação. Nossa!! Que isso?
Talvez, Ele tivesse a intenção de falar sobre o sofrimento humano que os nossos ouvidos imaturos não dariam conta de escutar?

Será que teria alguma função essa angústia existencial, que trazemos no nosso peito?

Somente estar vivo, fazer nossas escolhas e nos fazer por elas já nos põe diante da angustia. Como diria o filosofo: "Mas é preciso escolher: Viver ou narrar". (Sartre) É bem mais fácil narrar, o sucesso da Tv é o maior exemplo disso, mas o chamado de Deus pra nós é viver, e viver em abundancia.

Temos uma mentalidade de que para viver bem, não se pode sofrer, sendo que a angústia é própria da existência de todo ser humano. Quem não tem maturidade para atravessar a angustia, utiliza as fugas tão comum no nosso mundo atual, drogas, compras, vícios, etc. Tudo que nos faz esquecer que somos limitados. Imagino que quem não tem consciência da Misericórdia de Deus, pra esses não deve ser fácil mesmo, lidar com a miséria humana, mas pra nós sabemos que é aí, que se manifesta o Amor infinito do nosso Deus.

Jesus bem conhece do pó que fomos feitos, ele conhece como é angustia existencial, ele mesmo disse: "Abrace a sua Cruz e siga-me!", fico pensando como Ele falaria isso para mim hoje, abrace sua fraqueza, sua angustia, em vez de fugir dela.

Muito de nós, nos descobrimos sendo amados por Deus, contemplando a Cruz, ou então vivendo um momento de angústia. O Cristianismo verdadeiro, como bem nos mostraram os santos, nos leva a enfrentar nossa miséria e dela tirar nossa Vitória.

Angústia pode ser nossa doença, mas pode também ser nosso remédio. Entendamos bem, que ela em grandes proporções pode ser sintoma de doenças psíquicas, não é dessa angústia doença que estamos tratando aqui. "Quem tem ouvidos pra ouvir, ouça!"

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Pra começo de conversa...

Minha proposta é simples... Permitir que alma e que o coração encontrem um espaço pra ser si mesma. É isso aí, escrever sobre a vida, pra ter no coração como degusta-la, falar sobre os sentimentos, pra tomar-los consigo, deixar rastros de eternidade nesse espaço de tempo e lugar... Poesia que alivia, psicologia, filosofia, arte com amor, música, espiritualidade e tudo que habita a alma humana...
 
Pesquisa personalizada