domingo, 16 de fevereiro de 2014

Os limites e a educação infantil



É notório que educar uma criança não é tarefa fácil, pois envolve tempo, disposição, tolerância, já que é um processo a longo prazo não acontece da noite para o dia. Quem educa nós primeiros anos iniciais tem a impressão de que não está surtindo efeito, mas é natural da criança amadurecer lentamente, e depois sim ir adquirindo recursos e maturidade para ser efetivamente mas obediente, o que não quer dizer que ela não esteja assimilando as regras e comportamentos.

Mesmo tendo o conhecimento de que alguns desses comportamentos fazem parte do desenvolvimento da criança, alguns pais se vêem diante de um conflito quando esta ultrapassa os limites e percebem que precisam agir. É preciso falar que aquele comportamento está errado, se persistir ficará sem algo que gosta. É importante os pais falarem com tranquilidade pois nessa fase a criança dificilmente consegue assimilar algo se estiver muito agitada. Um comportamento muito comum nessa fase inicial é a agressividade. Percebe-se que a agressividade de alguma forma, faz parte do processo de crescimento do indivíduo onde se utiliza dela para reagir ao mundo, os pais e educadores não devem reagir no mesmo nível de agressividade da criança, ao contrario quanto mas os pais demonstram ter domínio sobre suas emoções, melhor será o aprendizado.

Não podemos negar que não é nada fácil em alguns momentos manter a calma e a paciência, as vezes é preciso ser enérgico, mostrando sua autoridade como pai, mãe, educador. Muitos educadores sugerem que se preciso for a criança seja imobilizada, e impedida de agredir, ela precisa perceber que de forma violenta não se revolve verdadeiramente os problemas. E sendo assim aos pouco a criança vai aprendendo a controlar suas emoções, se isso não acontecer é preciso um acompanhamento terapêutico, mas é importante lembrar que até mesmo nós adultos também muitas vezes temos dificuldades de controlar nossa emoções.

Corrigindo a criança esteja atento, e se perceber que não agiu bem com a criança a melhor forma é conversar e se desculpar, pois quando educamos também estamos em processo de aprendizagem, não existe vergonha em assumir os erros, até para que a criança também aprenda a assumir os seus.

A criança nasce sem qualquer noção de valores, sem saber o que é certo e errado. É papel dos pais ir mostrando aos poucos isso a criança. Mesmo que a criança faça uma birra, não ceda, pois sendo assim esse comportamento vai se perdurar. Claro que é menos barulhento dizer sempre "Sim" do que "Não", são pequenas frustrações que vão capacitando nossos filhos para mas adiante serem capazes de lidar bem com outras frustrações maiores.

As crianças são muito espertas e têm um grande poder de manipulação. Basta um dos pais ceder a um choro que logo a criança entende que é por ali o caminho para conseguir o que ela quer. É próprio da educação infantil a repetição, é preciso repetir, falar e falar novamente, é importante a entonação da voz, estar na mesma altura da criança, falar olhando nos olhos, chamar a atenção da criança para o que você está dizendo. Se for deixar de castigo devemos estar atendo a idade da criança, é preciso dar um espaço para que a criança tente falar o porque de sua atitude.

Uma boa metáfora para exemplificar é o rio, sem margens bem definidas ele não sobrevive muito tempo, sem escoar suas águas, a criança também precisar perceber de forma clara as regras importantes para uma boa convivência em família e mas tarde na escola, e posteriormente na sociedade com um todo.


Paz e bem!
 
Pesquisa personalizada