quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vantagens do uso de métodos naturais para o planejamento famíliar

·         Consideram a fecundidade como uma riqueza que pode e deve ser utilizada em momento oportuno.
·         São fáceis de aprender.
·         São seguros, desde que sejam bem seguidos
·         Aumentam o conhecimento e a capacidade de auto-controle.
·         Não fazem com que a mulher fique na dependência de fármacos, dispositivos, medicamentos ou cirurgia.
·         Não têm efeitos colaterais, uma vez que não alteram os processos naturais do organismo.
·         Constituem um valioso guia para o bem estar ginecológico, pois alertam para problemas ou irregularidades do ciclo.
·         São aplicáveis em todas as condições e circunstâncias sócio-culturais, inclusive em mulheres cegas ou analfabetas.
·         Ajudam o homem e a mulher a assumir, conjuntamente, a responsabilidade da fertilidade fortalecendo o amor conjugal.
·         Permitem que a mulher e o marido aprendam como o sistema reprodutivo dela funciona, podendo-se detectar problemas de saúde.
·         São aplicáveis em todas as condições e circunstâncias sócio-culturais, inclusive em mulheres cegas ou analfabetas.

São muitos os métodos naturais, cita aqui os mais conhecidos

·         O método da temperatura basal tem como fundamento o aumento da temperatura que a progesterona provoca na mulher.
·         O Método da Ovulação ou Billings é baseado na observação diária do muco cervical, fazendo assim anotações diárias.
·         O Método Sintotérmico não é um método como tal, mas uma combinação de vários métodos uma vez que combina o cálculo pré-ovular de Ogino, as alterações do muco cervical do Método Billings, o registro da Temperatura Basal, a autopalpação do colo e cólica intermenstrual da ovulação.
·         Os microscópios de bolso. A estrutura microscópica da saliva e do muco cervical variam se a mulher está no dia fértil ou não. Observando-se a saliva ou o muco cervical através desses aparelhos, com um simples treinamento, os casais podem determinar se a mulher está fértil ou não. Existem diferentes marcas desses aparelhos, as mais conhecidas são o Ovulator e o PG-53.
·         Os Métodos Monoclonais são muito simples em sua utilização, mas muito caro. Consistem em fazer um exame de urina buscando a presença do hormônio luteizante que, apesar de estar sempre presente, tem um aumento brusco nas 24 a 36 horas antes da ovulação. O mais famoso leva o nome Bluetest. Existem outros similares porém com produtos em gotas no lugar de tiras impregnadas.
·         O Bioself é um pequeno aparelho que tem um termômetro e um micro registro que mede, registra e analisa a temperatura basal e, por meio de sinais de luz, indica o estado da fertilidade.
·         L-Sophia é um pequeno aparelho computadorizado que indica os dias férteis da mulher utilizando-se de dados da temperatura basal e do muco cervical 

Métodos naturais

Como cristãos sabemos que escrevemos nossa história em cada escolha que fazemos, e nosso chamado ao matrimonio é o lugar onde vamos viver os valores do evangelho, no namoro é o momento de conversar sim: “Quantos filhos queremos ter?”, mas não podemos nos esquecer reformular essa pergunta: “O que sonhos Deus plantou no nosso coração desde a eternidade? Quantos filhos Deus quer de nós? O que colhemos no nosso coração ser a vontade de Deus para nossa vida matrimonial?”.
Pois antes de falarmos em planejamento é importante ter em mente que Deus é criador, nós somos Co-criadores, ou seja, participamos desse poder criador de Deus, mas não podemos nós fechar a fecundidade e a vida, para nossos fins egoístas. Os métodos naturais são instrumentos para nos ensinar amar de forma generosa, buscando largar nosso amor as vezes tão centrado em nos mesmos.
São muitos tipo de métodos naturais, vou citar alguns mais vamos nos ater mais no Billings, pela sua riqueza e simplicidade. 
 Pelos métodos naturais o casal vai aprender a fazer um auto-diagnóstico, diferenciando os momentos férteis ou inférteis, para adequar suas relações conjugais a um, ou outro momento, segundo desejam conseguir ou adiar uma gravidez, portanto, não são métodos anticonceptivos, por meio do auto-conhecimento o casal faça uso de sua paternidade responsável. 

YOUCAT

Galera vamos estudar o catecismo, vamos nos aprofundar na fé, é uma delicia mergulhar nas riquezas da nossa amada Igreja Católica!
 
Pesquisa personalizada