quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Bento XVI e Eu

Tem sido a noticia do momento: Renuncia do Papa Bento XVI!!!! Muita especulação, mais antes de alguém falar qualquer coisa sobre alguém deve conhece-la pelo menos? Não? A mídia fala a todo momento que o Papa está saindo por causa de divisões na Igreja Católica, supõe-se muito e pouco se conhece da personalidade desse homem Joseph Ratzinger, alemão de pulso firme, o mesmo que lutou contra todas a heresias do nosso tempo. Viveu muito para fugir por tão pouca coisa! Mas um homem que marcou nosso tempo como o Teólogo, não poderia ser diferente, como aconteceu com os cardeais que tinham cargo vitalicio, esse é a proposta de Bento para os papas que viram, por que antes o cargo era vitalicio pois não se saia de Roma, hoje o Papa tem papal fundamental nas relações internacionais de paz. É preciso um homem de muita personalidade e liberdade para encabeçar uma mudança dessas tão necessárias para o nosso tempo. Quem já viveu um jornada Mundial da Juventude sabe que o nosso tempo pede um vigor físico para as funções papais. Muitas profecias agora querem dar respostas aos nossos questionamentos, mais isso não é o essencial, uma coisa é certa como diria uma música antiga: "Deus tem o mundo em suas mãos". Dom Bosco em suas profecias, fala de um Papa dirigindo a barca superando todos os obstáculos e ancorando a barca entre duas pilastras, uma era a Hóstia consagrada e a outra era a Virgem Maria.



Um artista desenhou essa descrição como sendo Bento XVI, essa foto foi de quando ele recebeu o quadro.

Quando João Paulo II faleceu eu estava de malas "prontas" para a JMJ 2005, na Alemanha, não foram poucos os boatos de que não iria ter mas a Jornada, outros diziam se tiver nenhuma pessoa será capaz conquistar a simpatia dos jovens depois de um papa tão carismático. Poucos creditos a mídia dava a Bento XVI, estando em Colonia, na Alemanha durante a jornada a reportagem da Globo nós entrevistou para o Jornal Hoje, Ilze Scamparini a jornalista da Globo presente na cobertura do evento, me fez uma pergunta curta e grossa: "Qual é sua expectativa para a chegada do Papa?" Eu está nas margens no Rio Reno, pois havia me perdido da minha "turma brasileira" que eu sempre andava, ou seja, eu estava perdida em um país distante e não sabia falar nada que não fosse um minereis... uai... Aquela pergunta tão genérica me deixou atônica, pois daria uma pregação de duas horas para que eu pudesse falar do meu amor pela Papa que tinha acabado de sair do forno...rsrs. Eu me lembro como se fosse hoje, eu estava toda vestida de verde e amarelo, com um boné e uma bandeira no meu país. Naquele momento eu respirei e disse de forma rasa como foi a pergunta, com um sorriso no rosto, como quem representando o Brasil grita para o mundo: "Eu amo o papa, seja ele quem for!". Minhas palavras foram simples; "minha expectativa é grande, tô com o coração acerelado". Quando o papa chegou em um navio para discursar milhares de jovens se sentaram naquelas longas margens para o escutar pela primeira vez. Quando depois da vigília ele disse que os Reis magos depois do seu encontro com Jesus, voltaram para casa por outro caminho, e que esse era o nosso chamado, meu coração naquele momento teve a certeza: Foi conquistada!

Maravilha que Deus abençoe o próximo papa pois Bento foi o papa da fé, João Paulo II foi o papa do Amor, agora teremos quem sabe o papa da Esperança, fechando as virtudes teologais. O antigo testamento é para nós cristãos o tempo do PAI, o Novo testamento o tempo do Filho, e o nosso tempo é o TEMPO do ESPÍRITO SANTO, que venha o fogo do céu sobre a nossa geração e sobre o novo papa!

Deus abençoe o papa, nós somos a juventude do Papa!




quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Dia Internacional da Mulher



Mulher, tema vasto que permeia toda a Bíblia do Gênese ao Apocalipse. Família nenhuma nesse mundo cresce e se desenvolve sem ela. Nem mesmo Jesus quis nascer de outro jeito, tamanho é o mistério envolto na maternidade. E quando refletimos sobre a mulher é inevitável esbarrar nesse documento tão profundo que é a Carta apostólica "Mulieris Dignitatem", ou seja, Dignidade da mulher, do nosso querido Beato João Paulo II. Ele fala sobre a vocação da mulher e seu primeiro chamado específico: a maternidade. Toda mulher traz em si a graça de gerar vida! Hìstoricamente o feminismo colocou a maternidade como uma ameaça a liberdade e a realização da mulher, o papa coloca a maternidade como o centro da realização da mulher, mesmo que está não tenha filhos, a maternidade é um mistério não apenas físico, mas espiritual.



No mistério da maternidade a mulher é chamada a se doar pelo outro de forma generosa, não necessariamente é preciso "dar a luz", mas sim dar-se como luz. No fim seremos julgados pelo amor, como tem sido nossa forma de amar? Temos marcas de generosidade ou de egoísmo?

Nosso modelo de Mulher é Maria, com seu amor generoso e incondicional. Convido você a tomar Maria pelas mãos e conduzido por essa mulher adentrar esse mistério de amor. Um dia ela ainda muito jovem, apesar de não ter se relacionado sexualmente com homem algum, estava noiva, quando para ela um anjo apareceu e disse que seria escolhida para estar grávida e que não temesse, pois "A Deus nada é impossível!" Esse dia sempre será Bem-aventurado, essa mulher medianeira de todas as graças, pois de Nazaré ousou dizer: "Faça-se em mim segundo a Tua Palavra!" A Palavra se fez carne e hoje habita entre nós. Esse dia é um clamor pela defesa da Vida, em meio a nossa cultura de Morte, em uma sociedade que busca fazer somente o seu querer individualista. Uma mulher aceitou fazer a vontade de Deus, entregou seus planos e sonhos nas mãos de um Deus que ainda não tinha rosto, mal sabia ela que Ele seria o "Rosto divino do homem e o rosto humano de Deus". Uma gravidez não planejada humanamente, mais desejada grandemente pela Trindade em seu Amor infinito, e acolhida pela Mãe das nações, a nova Eva em seu ventre, em um mundo que hoje mata o que não são planejados.

Tenho a sensação de que o dia da Mulher é uma abertura ao clamor pela defesa da vida, que enxerga o nascimento de um ser como um milagre. Eu e você somos chamados a gerar Jesus, ele quer nasce em cada mulher, sendo ela quem for, talvez nascendo em mulheres que tenham muito o que caminhar. Montadas a atravessar em burrinhos, desertos de incompreensão, dificuldades em não encontrar um lar, trabalho, amor. Buscando amparo para as dores de seus partos, recebendo portas fechadas, estábulos e cochos, que façam destes desafios, terrenos férteis para Amor que transforma, que faz nascer as melhores rosas em rocha seca. Maria, Mulher de Nazaré tua vida grita, seu exemplo leva a dizer sim incondicional a Vida!





Pedindo o Fogo do Espírito Santo pelo Conclave

Espírito Santo, Luz Divina, nós Vos adoramos. Repletos de gratidão, reconhecemos o vosso agir constante na Igreja.


Neste momento solene de nossa história, imploramos a vossa assistência aos que tem a missão de eleger o sucessor de Pedro.

Fortalece-os na intimidade convosco.

Infundi neles o principio da sabedoria, o santo temor de Deus.

Abri sua alma e sua mente às vossas inspirações. Alegrai-os com vossa firme direção. Vosso conselho lhes demonstre o caminho da prudência, os liberte da hesitação e os anime para a ação confiante.

Dede já derramai a vossa bênção sobre aquele que assumirá o pastoreio de vossa Igreja.

Estimulai a nossa co-responsabilidade, na oração e no respeito, na obediência e na ação apostólica, partilhando o peso de sua responsabilidade. Amém.

 
Pesquisa personalizada