segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Métodos de alfabetização fônicos e sua implicação na educação brasileira


Métodos de Alfabetização e suas implicações na educação

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Não é preciso entender muito de educação para perceber que vivemos um momento delicado quando se fala em escola, família, educação, alfabetização. Um tema muito amplo mas olhando a historia dos métodos pedagógicos podemos ver que a Educação Clássica na época dos medievais e até uns 50 anos atrás tinha muitos limites, pois poucos tinham acesso, mas não podemos negar que trouxe bons resultados formou gênios que até hoje custam a ser superados, Geothe, Santo Agostinho, Tomas, etc.  Na era moderna os métodos chamados construtivistas já mostraram que o seu resultado não é nada bom, tanto que formamos bons números educativos, e temos uma fabrica de Analfabetismo funcional. Em alguns países esses efeitos foram logo notados e revertidos a algum tempo, aqui não falamos de boca cheia dessa medíocre modernidade que produz educação em massa.  Nos países onde a educação tem melhores resultados são aqueles que alfabetizam pelo método fônico, ou seja, demora-se mais para alfabetizar mas tem melhores resultados. Em todos as áreas de conhecimento cientifico estamos vivendo uma busca por evidencias dadas aos devaneios teóricos e nada consistentes da nossa era moderno cientifica.

E chamado pelos educadores de efeito Mateus, ou seja, alunos que não passaram bem pelo processo de alfabetização tendem a seguir o que diz esse trecho do Evangelho de Mateus 13, 12: “Pois a quem tem, mais se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que quase não tem, até o que tem lhe será tirado”. E é o que temos visto em grande escala, crianças que pularam alguma etapa no processo de alfabetização tem uma piora gradativa conforme vai galgando as etapas escolares. E aqueles que tiveram um bom processo de alfabetização progridem sucessivamente. O sistema educacional público insiste em seguir esse linha, e nem mesmo com muitas pesquisas atuais e aprensentando resultados efetivos o MEC não aceita que a retomada do método fônico traria um grande avanço real na educação. Pois temos um excesso de ênfase na representação gráfica e uma lacuna no trabalho com os fonemas, ou seja, o som que as letras produzem. Já temos muitos estudos que mostram que devemos partir dos sons das letras e só depois a sua representação gráfica.

São cinco as etapas no processo de alfabetização são

1 – Principio Alfabético: Reconhecimento dos sons que a letras fazem e depois sua grafia, uma boa dica para essa etapa é a leitura partilhada ou também conhecida como leitura em voz alta, os pais lendo para os filhos.

2 – Memória auditiva de curto prazo, ou seja, a criança guarda informações auditivas que lhe serão muito uteis para uma boa compreensão no futuro.

3 – Consciência de frases e palavras, a criança compreende a fala como um bloco inteiro e ainda não sabe dessa fragmentação, frases e palavras.

4 – Consciência silábica, a próxima etapa é compreender que as palavras também são fragmentadas em silabas.

5 – Consciência fonêmica, é a ultima etapa da alfabetização onde a criança reconhece a correspondência entre letras e sons.

 

Essa ultima etapa muitas vezes é negligenciada atualmente, o que atingem o âmago da compreensão do que se está lendo. Os métodos modernos sugerem que essa etapa se desenvolve sozinha, o que nem sempre é verdade. Algumas crianças têm recursos próprios que por dedução chegam a essa compreensão, mas não são todas, e aí está o perigo. A consciência fonêmica da ao leitor a capacidade de uma auto aprendizagem, ou seja, em vez de simplificarmos nossa literatura para que mais gente tenha acesso, é preciso leitores que com a literatura se sintam desafiados. Precisamos ler historia de fácil compreensão para crianças pequenas, nem sempre, pois mesmo que algumas palavras lhes soem estranho, esse estranhamento cognitivo e motor de aprendizagem, ajudando assim a ampliar sua consciência fonêmica, enriquecer o vocabulário, e desafiar seu cérebro a buscar o conhecimento.
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Vocabulário: é de grande importância na primeira infância, para a memória auditiva, consciência fonêmica, riqueza no vocabulário, o que traz repercussões amplas como, facilita sua comunicação, incrementa seu legue de compreensão de si mesmo e do mundo. Elaborando melhor o que vivencia, os seus sentimentos, elaboração de seus dilemas pessoais e sociais. O vocabulário oral deve ser adquirido até mesmo antes da escrita que vem posterior, e com mais naturalidade quando a criança tem um bom repertorio de linguagem oral.

Fluência: nasce quando a criança desenvolveu bem a compreensão dos sons das palavras, ou seja, é preciso conversar, ler histórias em voz alta para a criança, brincar com os sons e fonemas. Por isso atualmente temos um crescimento estrondoso de crianças que apresentam dislexia, que é o déficit na compreensão das palavras, a criança não reconhece as palavras, também conhecido como déficit fonológico. Portanto o uso dos métodos fônicos sanaria grande parte desse problema que hoje lota consultórios de fonoaudiólogos, psicopedagogos e psicólogos.  
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Métodos: Nos clássicos temos alfabético, fônico e silábico, nos chamados modernos temos os Globais e multissensoriais. Por meio de estudos em neuropsicologia já temos muitas pesquisas que comprovam que os métodos Globais trabalham excessivamente as regiões do cérebro de reconhecimento gráfico, ou seja, a criança não aprende a decodificar as palavras, mas simplesmente as compreende como a um desenho gráfico. Um bom teste para saber se a criança decodifica os sons e a palavras, ou se ela somente olha como um desenho e desenvolve uma leitura e escrita chamada Logográfica. Que reconhece um logo e sabe o que ele significa mais não compreende como a rota fonológica que leva até a construção daquela palavra, rota lexical. O exercício é simples faça um ditado de palavras inventadas, e veja se a criança escreve como está ouvindo, ou se ela escreve somente as palavras que já conhece. Hoje já temos pesquisas que mostram o uso do método global é de grande ajuda na alfabetização de crianças com alguma deficiência cognitiva, mas o fato é por que o Brasil usa esses métodos na maioria das escolas para crianças que tem  um potencial cognitiva normal.

Já os métodos multi sensoriais foram aperfeiçoados na pedagogia Montessoriana, trabalhando bastante as questões do movimento sinestésico. Muitas escolas usam os chamados métodos Mistos, que não tem comprovação nenhuma pois fazem uma salada de frutas, sem consideram cada etapa a ser adquirida.

Todo bom método de alfabetização deve levar em consideração a questão do fonema, e as pesquisas mostram que essa aquisição vem antes da questão gráfica. Os métodos fônicos são muitos os tipos e com variadas propostas. Trabalhando portanto longe desse atual movimento construtivista que inverte as aquisições, querendo trabalhar textos antes mesmo de que a criança compreenda partes menores desse todo. Fonemas, silabas, frases e só depois textos.

Os países de primeiro mundo na era moderna saíram dos fônicos e aderiram aos globais, mas logo sentiram sua ineficácia e atualmente retomaram seus altos índices e resultados na educação. Agora aqui no Brasil o método mais usado era o silábico e ainda não tínhamos muitos educadores trabalhando com os fônicos, portanto a passagem não foi bruscamente sentida, apesar de ser fato que cada ano que passa só aumentados os números da alfabetização e das crianças na escola, mas também os índices de analfabetismo funcional, estima-se que cerca de 50% dos universitários não compreendem textos que leem. O Mec não tem interesse nas pesquisas sobre os métodos fônicos e sua eficácia, muitos estudiosos já fizeram relatórios e enviaram ao Mec, mas o mesmo na pratica tem um “vinculo” com Emília Ferreira, pois os seus PCN (planos curriculares nacionais) são todos baseados em suas pesquisas que foram feitas em escolas particulares e nem mesmo assim obtiveram resultados bons, mas sim limiares. Os cursos de pedagogia do Brasil também só se detêm a essa abordagem pedagógica baseada em Piaget, quem nem mesmo a França que é onde ele nasceu, consideram tanto sua visão de educação. Algumas poucas situações sobre as questões fônicas são vistas nos materiais do Mec.

Não gosto de abordar esse assunto com uma ideia de que tudo que se faz no exterior é melhor que aqui, mas não podemos negar que a era Paulo Freire fez um bom estrago em nossa educação. A ideia de Paulo Freire era de usar somente palavras que o outro conheça, inculturar a educação a realidade da criança em si é muito bom, mas parar aí e não permitir que essa criança seja desafiada a crescer, buscando o conhecimento. O próprio titulo de suas obras já denota toda a questão Marxista presente em suas ideias: “pedagogia do oprimido”, ou seja o professor é aquele que oprime e o aluno é o oprimido, as semelhanças com as ideias de Marx para as revoluções socialistas não são mera coincidência, pois o conhecimento ficou sendo coisa de burguês e que não devia depositada sobre a criança, como se esse conhecimento fosse opressor, não fazendo parte do dia a dia da criança. Nossa seria longa essa história mas para resumir, hoje a autoridade do professor foi retirada e o prejuízo não foi pouco, cresceu a violência nas escolas, diminuiu o protagonismo do educador com o pretexto de que a educação a criança precisa de autonomia. Não digo que não seja importante a autono mia, mas é uma idade em que nem sempre as criança sabem na pratica o que fazer com isso. Teoricamente é como as ideias de Marx lindas para ler e sonhar e pesadelos quando colocadas em loco.
 
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