segunda-feira, 26 de setembro de 2016

O que são os temperamentos?



Nessa nova série vamos abordar o tema sobre os temperamentos, o que são temperamentos?
A palavra temperamento vem do latim 'temperare', que significa "equilíbrio". Na atualidade os termos da psicologia moderna foram se diluindo, e de fato, temos que retomar a filosofia antiga, pois atualmente esse termo assumiu muitas conotações.

O estudo do temperamento começou a ser abordado, ao que se tem registro, pelo filósofo grego Empédocles e seu conterrâneo, o médico Hipócrates. Ambos seguidos, mais tarde, pelo greco-romano Galeno dentro do que ficou conhecida como a teoria dos humores. Os temperamentos foram divididos entre quatro: Sanguíneo (que a raiz da palavra significava o sangue, a vida), Melancólico ( melancolia, tristeza), Fleumático ( vem de Fleuma, falta de emoção, passividade), Colérico (Cólera, ira, explosão). Para os gregos inicialmente os humores tinham intima relação com as questões biológicas da pessoa, como podemos ver nos significado dos termos, o que cada temperamento representa portanto só veremos a diante. E não podemos classificar que alguns seja, ruins ou bons, e muito menos que alguém esteja totalmente definido em um deles apenas, mas temos traços predominantes de uns, e de outros. Todos eles tem habilidade a serem desenvolvidas e defeitos a serem combatidos.
Na classificação moderna, podemos dizer que os temperamentos: sanguíneo e colérico são extrovertidos; e o melancólico e o fleumático são introvertidos. Cada mês veremos um resumo de um deles, até lá. Paz e bem!

Nenhum comentário:

 
Pesquisa personalizada