segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dia 25 de julho de 2010

Estava eu na Canção Nova no acampamento PHN, grávida de mais ou menos seis meses, do Joaquim, que hoje tem dois anos. Durante a pregação da parte da tarde Pe. Paulo Ricardo leu o trecho de um poema na homilia da missa, que me marcou muito: "Não quero ver o horizonte distante, mas quero apenas saber qual é o próximo passo" (Cardeal Newman), acho que todo dia eu preciso relembrar esse poema, me faz um bem danado. A noite para acabar de completar estava eu já na barraca pra dormir, pois o Joaquim não tinha conversa dava umas 11h ele queria de todo jeito que eu dormisse...rsrs
A galera do grupo de jovens Juvecc se juntou para comprar para mim um presente de aniversário, e não foi qualquer presente, alguns sabiam que eu tinha um sonho de ter uma Bíblia do Peregrino, e qual não foi minha surpresa que escutei uma voz me chamando pra sair da barraca, o vento frio, o corpo pesado me impedia de ser ágil, mais consegui me agasalhei e foi na direção da saída do camping feminino. Como é bonito muito se juntando pra realizar o sonho dos outros, cada um podia se empenhar em realizar seus sonhos o que já não é fácil, mas não eles escolheram realizar o meu sonho. Foi dormir depois de um beijo em que eu amo por eleição, com a sensação de que cada dia só quero conhecer qual vai ser meu próximo passo ao lado dos amigos!!!

Juventude e as Novas tecnologias

Falando sobre juventude não poderiamos deixar de falar sobre as novas tecnologias atualmente tão presentes na vida da sociedade atual, em especial na vida do jovem. Com o advento das novas tecnologias os jovens passaram a ter acesso a novas formas de comunicação, se antes falando em comunicação pensavamos no radio e na tv, hoje os meios de comunicação são inumero, e avançam e forma acelerada. Mudando nossa forma de interpretar a realidade, encurtando distancias, e também alterando nossa noção do tempo, facilitando nosso acesso a informações.

 As tecnologias de informação além de trazer fascinio transformaram-se em verdadeiros laboratório de criação, ampliando muitos horizontes e possibilidades, como por exemplo o YouTube com seus videos amadores mais vistos do que muitas grandes produções do cinema. As redes sociais, como Twitter e Facebook, vem transformando nosso relacionamento com a internet que antes se resumia a e-mail, trabalhos escolares e jogos. A rapidez em que temos acesso as informações, tambem traz jundo com sigo uma acelerração da vida como um todo, trazendo repercursoes na nossa saúde fisica e emocional.

Estamos mergulhados em altos niveis de ansiedade e inseguranças, caracteristicas proprias da nossa sociedade atual envolta em mudanças continuas, trazendo um efeito conhecido pelos sociologos como "sociedade liquida" (cf. Z.Bauman). Uma sociedade que tem quantidade de informações e comunicações, e grandes dificuldade de comunicação com qualidade. Reflexo dessa rapidez também se faz valer nós relacionamento afetivos atuais, que busca na sua maioria relacionamentos superficiais e rapidos.

Celulares e portateis passam a ser uma extensão do corpo humano, é preciso refletir bastante a respeito da comunicação humana, pois nossa forma de comunicar tem tudo haver como nossa forma de amar. Como tem sido nossa comunicação?

A TV, a Internet, celulares, redes sociais, meios de comunicação social. Neste mundo on-line que, de certa forma, se mescla com nosso mundo real. Podemos com esses recursos crescer na fé? Como nos relacianamos de forma saúdavel como esses meios? Os meios virtuais tem melhorado minha qualidade de vida ou tem me prejudicado? É uma reflexão não só para os jovens, mas para todos atualmente. Estamos focalizando os jovens pois  acostumaram-se com o ritmo das novas tecnologias e muitas vezes não refletem por que já nasceram dentro desse contexto fluido e imediatista. As novas tecnologias não são por si mesmas um mal, mais como todo recurso deve ser usado para o nosso bem.
 
Temos que levar nossa fé e nossa esperança para as redes, produzir produtos mídiaticos não só para o anúncio do Evangelho e divulgação dos eventos pastorais, mas também para uma catequese mais viva e atraente e para uma formação jovem de forma mais abrangente. Apartir do Concilio Vaticano II a Igreja tem visto nos meios de comunicação uma grande ferramente de evangelização também da juventude.
 
 
“A Igreja olha para os jovens com esperança, tem confiança neles e encoraja-os a procurarem a verdade, a defenderem o bem comum, a possuírem perspectivas abertas sobre o mundo e olhos capazes de ver ‘coisas novas’” (Is 42, 9; 48, 6).
 
(Esse artigo foi publicado no Jornal da Com. Brilho Sagrada Família de Resende - RJ, estou colocando aqui também por que julgo pertinente a necessidade de formação sobre esse tema)
Paz e bem!
 
Pesquisa personalizada