Chegada do bebê envolve três fatores que tornam o cansaço uma estafa: a quebra das rotinas de sono, o organismo da mulher que coloca sua percepção a todo momento em um certo estado de alerta para que o bebê seja socorrido quando precisar(mamar, trocar, estar presente), amamentação da qual a mulher tem que se dar literalmente ao bebê, ou seja, lhe conceder por meio do leito seus nutrientes e calorias. Portanto vejamos:
1 - Quebra das rotinas de sono
2 - Estado de alerta
3 - Amamentação e grande necessidade nutricional
Nós mulheres somos pegas de surpresa pois isso tudo mostra que a maternidade precisa ser um caminho educativo dentro da nossa sociedade, ou seja, não aprendemos nada sobre a vida concreta, como cuidar dos bebê, como crescer na maturidade afetiva, só estudamos matérias da escolarização, mas nossa existência mesmo fica capengando. São cólicas que parecem intermináveis, choro que ainda não sabemos interpretar, alterações hormonais, as dores do pós parto, hoje já vemos uma rede de apoia que cada mulher vai em busca, pois já não temos esse tipo de estrutura as vezes na nossa realidade onde muito moram longe de suas famílias de origem, de seus parentes e amigos.
Não é incomum hoje haver muitos "Coaching" da vida prática, por que de fato nossa sociedade supervaloriza o aprendizado formal, e menospreza as experiências concretas de vida. Eu sou mãe de seis filhos, levei um tempo para compreender minha missão na maternidade, eu cai de paraquedas, mas muitas mãe até mesmo se fecham aos filhos por conta desses medos que nós sobrevêm. Os filhos são um presente de Deus, que não podemos deixar ser ofuscado pelas dificuldades que permeiam. Nosso mundo atual em uma pura cultura de morte, que se disfarça de um extremo como: "Nossa, não quero ter filhos, pois esse mundo está muito difícil, educação é cara, blá... blá". As nuvens antes das chuvas tampam o sol, mais logo o sol volta, essa é a dinâmica da vida, as dificuldades são inerentes não só da maternidade, mas de toda a vida humana, mas o brilho está ali, o sol não perdeu seu brilho, ele apenas está ofuscado pelas nuvens.
Busquemos conhecimento, mesmo sendo psicologa, minha vida familiar, meu matrimônio e minha maternidade me trouxeram bem mais conhecimento pratico e teóricos do que a faculdade. Hoje tem um leque de possibilidades de cursos livres na internet, busquemos ser nossa melhor versão para os da nossa casa.
Inté!!!
quarta-feira, 22 de julho de 2020
Assinar:
Postagens (Atom)