sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Aniversário da RCC!

Estamos comemorando 45 anos de existência!




Os dias 17, 18 e 19 de fevereiro são muito significativos para a Renovação Carismática Católica, pois marcam o surgimento do Movimento. Para comemorar essa data, o Portal RCCBRASIL contará um pouco dessa história nos próximos dias. Acompanhe! Vivamos esses três dias em clima de louvor pela RCC que, por meio da ação poderosa do Santo Espírito, tem levado tantas e tantas pessoas a um encontro pessoal com Jesus Cristo!
Sexta-feira, 17 de fevereiro de 1967: Há exatamente 45 anos, no dia 17 de fevereiro, começava o retiro de Duquesne. Um evento muito importante porque marca o início da Renovação Carismática Católica do mundo. Mais de 30 pessoas recolheram-se para orar e estudar a Bíblia no Centro de Retiros da Universidade de Duquesne, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Eram professores e jovens alunos dessa mesma universidade cujo lema de seu brasão é: Spiritus Est Qui Vivificat (É o Espírito que dá a vida).
E o sábado reservaria grandes surpresas.....
www.rccbrasil.org.br

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Desfralde, é a hora ou não de retirar a fralda?

Quais são os sinais que as crianças dão quando estão prontas para deixarem as fraldas?



Para se levar em conta os sinais que as crianças dão, é interessante saber inicialmente em que fase da infância as crianças conseguem ter controle dos esfíncteres. Este controle depende de um amadurecimento neurológico e, com o xixi e o cocô, se dá em tempos diferentes. O controle do cocô acontece por volta de 1 ano e 10 meses e o do xixi diurno, por volta de 2 anos de idade. Já, no caso do xixi noturno, este controle pode demorar até 5 anos ( para desespero de muitas mães). É também importante entender que existe o amadurecimento neurológico mas também há um amadurecimento psicológico que acompanha este processo. E é justamente aí que os problemas podem começar, pois uma criança pode estar apta neurologicamente falando, mas não aceitar largar as fraldas, o que atrapalha todo o processo de desfralde.

Há alguns sinais típicos de que uma criança consegue ter controle do cocô. Um deles é quando ela se “retira” para um canto mais isolado e se concentra no processo de evacuação. Depois ela volta e avisa que fez cocô (ou a mãe percebe pelo cheiro clássico). Algumas não se dão ao trabalho de se retirar. Concentram-se com aquela carinha típica de que estão evacuando, no lugar em que estiverem. Mas você nota que elas pararam para evacuar, ou seja, controlam a evacuação naquele determinado momento.

Já o xixi, eu costumo perguntar: quando sua criança vai tomar banho, ela faz xixi no boxe logo que entra? Se a resposta é afirmativa, há grande chance de já haver um controle do xixi, pois ela tem esta atitude ao tomar banho voluntariamente, ou seja, de forma controlada. Quando isto é percebido, pode-se iniciar o desfralde e a criança deverá ser levada a cada 2 horas aproximadamente, para fazer xixi. Os escapes costumam acontecer principalmente quando as crianças estão concentradas brincando e se esquecem de pedir para ir ao banheiro. Por isto é importante se adiantar e levá-las, mesmo que não tenham pedido.

Dr. Ivani Mancini
http://www.mamatraca.com.br
 
Pesquisa personalizada