sexta-feira, 4 de abril de 2014

Inicio da Vida Escolar

Esse é um tema que esta muito presente na minha vida atualmente, meu filho do meio tem três aninhos e está iniciando sua vida escolar. E não são poucos as perguntas que nós fazemos: 
Qual a melhor idade para começar a frequentar a escola?
Não existe um consenso entre os teóricos sobre o assunto, mas eu sugiro algumas reflexões: Atualmente temos mães que trabalham para ajudar na renda familiar, e preciso pensar em cada realidade, outra questão são as famílias cada vez menores, onde as crianças muitas vezes não tem contato com outras crianças. Não é minha intenção aqui dizer o que é certo o que é errado, antes disso quero ajudar você a pensar e refletir sobre sua realidade e suas possibilidades. 
Quando pensamos em educação, principalmente os políticos até mesmo em propagandas falam do "grande avanço" de escolas publicas que estão investindo em uma proposta de colocar a escola em tempo integral. 
É importante refletir: Será que a qualidade da educação é medida pela quantidade de tempo que a criança passa na escola?
Havendo necessidade muitas crianças ficam o dia todo na escola, mas isso não garante uma melhor educação, pois os pais tem um papel importante na educação dos filhos. Escola e família deve ser uma parceria!
Bem voltemos a idade certa para iniciar a vida escolar, não existe resposta objetiva para essa pergunta, mas antes de 2 a 3 anos a criança tem muito poucos recursos para a vivencia em sociedade. Antes dessa fase a criança não tem muito interesse em fazer amizades, a criança ainda não brinca 'junto', apenas com outras crianças. Claro que é preciso levar em consideração cada criança e sua realidade familiar, cada um deve pesar e medir suas possibilidades. 
Tem crianças que se adaptam muito bem a essa nova etapa, outras os pais precisam de paciência e calma para que o inicio da vida escolar seja uma mudança gradativa. É novidade para a criança aquele novo espaço, e é novidade para os pais também. A insegurança é comum tanto para as crianças como para os pais. Por isso é tão importante que conheçamos bem a escola, sua proposta pedagógica, para ir ganhando confiança, e a criança sente isso acontecendo. Não se deve apressar esse período de adaptação, conversando bastante com a criança sobre a escola, falando sempre a verdade, que vai para casa e depois vai voltar. 

Segue abaixo algumas dicas para esse período de adaptação:
1. Nós primeiros dias de aulas, deixe a criança levar um brinquedo que ela gosta, pois assim, terá um objeto de transição para lembrar-se do seu ambiente familiar.
2. Deixe a criança participar dos preparativos, comprar o material escolar, arrumar o lanche, etc. Com equilíbrio para que a criança também não fique ansiosa em demasia.  
3. No inicio ela ficará um horário menos que o normal, por isso se prometer que vai esperar ali, cumpra, se não for ficar avise que logo virá busca-la. 
4. Mantenha um tempero entre consolar e ser firme, pois é natural o choro nos primeiros dias, e se toda vez que a criança chorar você fizer o que ela quer, isso dificultará e muito a adaptação.
5. Procure conversar com outros pais que estão passando por essa etapa, para que a ansiedade natural nessa fase não cresça, fale, converse, leia sobre o assunto. 
Paz e bem!
 
Pesquisa personalizada