sábado, 28 de fevereiro de 2015

Dia Internacional da Mulher

Resultado de imagem para segurança paz

       Mulher, tema vasto que permeia toda a Bíblia do Gênese ao Apocalipse. Família nenhuma nesse mundo cresce e se desenvolve sem uma mulher, nem mesmo Jesus quis nascer de outro jeito, tamanho mistério envolto na maternidade. E quando refletimos sobre a maternidade é inevitável esbarar nesse documento tão profundo que é a Carta apostólica Mulieris Dignitatem, ou seja, Dignidade da mulher, do nosso querido Beato João Paulo II. Ele fala sobre a vocação da mulher e seu primeiro chamado específico: a maternidade. Toda mulher traz em si a graça de gerar vida! Historicamente o feminismo colocou a maternidade como uma ameaça a liberdade e a realização da mulher, o papa coloca a maternidade como o centro da realização da mulher, mesmo que está não tenha filhos, a maternidade é um mistério não apenas físico mas espiritual.
O amor pode ser para nós cada vez mais podado pelo egoísmo ou cada promovido pela generosidade. No mistério da maternidade a mulher é chamada a se doar pelo outro de forma generosa, não necessariamente é preciso "dar a luz", mas sim dar-se como luz. No fim seremos julgados pelo amor, como tem sido nossa forma de amar? Temos marcas de generosidade ou de egoísmo? Vale pensar!

Nosso modelo de Mulher é Maria, com seu amor generoso e incondicional. Convido você a tomar Maria pelas mãos e conduzido por essa mulher adentrar esse mistério de amor, que é a vida humana, onde Deus plantou tesouros inesgotáveis de Salvação.

Um dia ela ainda muito jovem, apesar de não ter se relacionado sexualmente com homem algum, estava noiva, quando para ela um anjo apareceu e disse que Ela era escolhida para estar grávida e que não temesse, pois "A Deus nada é impossível!" Esse dia sempre será Bem-aventurado, essa mulher medianeira de todas as graças, de Nazaré ousou dizer: "Faça-se em mim segundo a Tua Palavra!" A Palavra se fez carne e hoje habita entre nós.

Esse dia é um clamor pela defesa da Vida, em meio a nossa cultura de Morte, em uma sociedade que busca fazer somente o seu querer individualista. Uma mulher aceitou fazer a vontade de Deus, entregou seus planos e sonhos nas mãos de um Deus que ainda não tinha rosto, mal sabia ela que Ele seria o "Rosto divino do homem e o rosto humano de Deus".

Uma gravidez não planejada humanamente, mais desejada grandemente pela Trindade em seu Amor infinito, e acolhida pela Mãe das nações, a nova Eva,  em um mundo que hoje mata o que não são planejados, que não raramente estando diante de uma gestante, só sabem indagar: Coitada! Tenho a sensação de que o dia da Mulher é uma abertura ao clamor pela defesa da vida, que enxerga o nascimento de um ser como um milagre. Eu e você somos chamados a gerar Jesus, ele quer nasce em cada mulher, sendo ela quem for, talvez nascendo em mulheres que tenham muito o que caminhar. Montadas atravessar em burrinhos, desertos de incompreensão, dificuldades em não encontrar um lar, trabalho, amor, amparo para as dores de seus partos, recebendo portas fechadas, estábulos e cochos, que façam destes desafios terrenos férteis para Amor que transforma, que faz nascer as melhores rosas em rocha seca.
 Maria, Mulher de Nazaré tua vida grita, seu exemplo leva a dizer sim incondicional a Vida!

Nenhum comentário:

 
Pesquisa personalizada