De repente o bebê que era só sorrisos, agora começar a ser especialista em choradeiras, sua rotina que antes era simples passa a ser cheia de teimosia, torna-se uma verdadeira batalha. É o que os psicólogos americanos intitularam "terrible twos", ou seja, terríveis dois anos.
É por volta dos dois anos que a criança começa a querer escolher o que usar, perceber com mas clareza o que gosta, o que não gosta. Como ainda não tem desenvoltura na linguagem falada, muitas vezes ainda não sabem usar o recurso da palavra para solucionar os conflitos, nem mesmo nós adultos podemos dizer que terminamos esse aprendizado.
Sapatear, gritas, rolar, fazer um escândalo quando contrariado, reações comuns em crianças nessa idade. Apesar de aparentemente parecer que a criança não foi educada, ainda não podemos dizer isso, pois esse sintomas são importantes para apontar um desenvolvimento normal, que é o primeiro traço que a criança está começando a definir seus gostos. Muitos pais se assustam pensando que seus filhos vão ser uns "pestinhas", ou hiperativos. Calma!
É de grande importância não rotular a criança de agitada ou coisa parecida, para essa fase não se estenda, pois a criança acaba incorporando os rótulos. É transitório por isso não desanime, nem seda ao que for combinado como regra, a criança devagar vai entender, a custo de muita repetição.
Não podemos ser permissivos de mais tentando evitar as birras, mas também temos que escolher as batalhas que valem a pena ser travadas. É um período de treinamento para a convivência social que virá mas a diante, os pais devem ter em mente que os atos da criança são na verdade uma tentativa de amadurecer sua personalidade, que antes não se via separada dos pais. Aos poucos a capacidade comunicativa aumenta rapidamente, e por volta de 4 anos a criança inicia essa capacidade de controlar suas emoções, somente inicia-se. Portanto cabe aos pais incentivar a criança falar o que quer, comunicar-se para ser compreendida. Com certeza a criança ainda terá muito o que aprender pela frente, mas passando essa idade ela terá muito outros recursos para se expressar. Podemos destacar quatro pontos que marcar essa etapa:
1 - O pensamento da criança é mas rápido que sua linguagem, como também a consciência de seus sentimentos é uma novidade, portanto vividas de forma muito intensa. Suas reações ainda estão no nível instintivo e a razão ainda não entrou em cena com sua contribuição que equilibra a emoção.
2. Fase marcado pelos "Por que e mais por quês"
3. O corpo da criança tem um desenvolvimento acelerado, suas emoções não essa amadurecem bem mas lentamente. Os hormônios responsáveis pelo desenvolvimento atuam grandemente nessa etapa, por isso a comparação a adolescência, esses hormônios também são os responsáveis pelas emoções, ou seja é comum que a criança nessa idade "não pare quieta".
4. Idade das birras, a criança começa a ganhar consciência das suas emoções, mas ainda não sabe lidar com elas, principalmente a raiva. O resultado é bem barulhento, é o que os psicólogos chamam de ataque de birra, por traz desse "showzinho" existe a dificuldade de organizar essas novas sensações, de frustração, raiva, etc.
Compreendendo um pouco essa etapa podemos lidar melhor, contribuindo assim para que nossas criança se desenvolvam e amadureça não somente no corpo, mas também possam ganhar maturidade em suas emoções, dado que esse aprendizado vai durar a vida toda.
Paz e bem!
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