quarta-feira, 13 de março de 2013

Quem é o cardeal eleito Papa Francisco I

 "Irmãos e Irmãs, boa noite! Vocês sabem que o dever do Conclave era de dar um bispo a Roma. Parece que meus irmãos cardeais foram buscá-lo quase no fim do mundo. Mas, estamos aqui! Vos agradeço pela acolhida, à comunidade diocesana, ao seu bispo. Obrigado!(...aplausos...) Antes de tudo, gostaria de fazer 1 oração pelo nosso bispo emérito Bento XVI (...aplausos...). Rezemos todos juntos por ele! 


Com essas simples palavras o Cardeal Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio. 

Conheça a biografia do novo Papa
Papa Francisco, o novo pastor da Igreja Católica
Papa Francisco, o novo pastor da Igreja Católica
Cardeal Jorge Mario Bergoglio, SJ, arcebispo de Buenos Aires, Argentina, nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires. Ele foi ordenado pelos jesuítas, em 13 de dezembro de 1969, durante os estudos teológicos na Faculdade de Teologia de San Miguel.
Ele era noviço-mestre em São Miguel, onde também ensinou teologia. Foi Provincial da Argentina (1973-1979) e reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel (1980-1986). Depois de completar sua tese de doutorado na Alemanha, serviu como confessor e diretor espiritual em Córdoba.
Em 20 de maio de 1992, Bergoglio foi nomeado bispo titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires; recebeu a consagração episcopal em 27 de junho do mesmo ano.
Em 3 de junho de 1997, foi nomeado Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires e sucedeu o Cardeal Antonio Quarracino, em 28 de fevereiro de 1998. Foi Relator-Geral Adjunto da Assembleia Ordinária da 10º Sínodo Geral dos Bispos, em outubro de 2001.
Bergoglio atuou como presidente da Conferência Episcopal da Argentina a partir de 8 de novembro de 2005 até 8 de novembro de 2011.
Criado e proclamado cardeal pelo beato João Paulo II, no Consistório de 21 de fevereiro de 2001, com o título de S. Roberto Bellarmino (Santo Roberto Belarmino).
Membro de:
- Congregações para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, para o Clero, para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica;
- Conselho Pontifício para a Família;
- Pontifícia Comissão para a América Latina;
(Fonte site CN)

Professou de literatura e psicologia, defensor da vida e da família!!!! Sem medo denunciou o governo argentino pela ditadura. Muito cotado no conclave que elegeu Bento XVI. Segundo um desses relatos, ele teria pedido, com lágrimas nos olhos, para que seus partidários deixassem de votar nele e elegessem Bento 16. Bergoglio enfatiza a humildade em sua vida pessoal, cozinhando sua própria comida, indo de ônibus para o trabalho em Buenos Aires. E uma de suas atitudes mais famosas espelha uma ação lendária de são Francisco de Assis. Assim como o santo italiano da Idade Média cuidava dos leprosos e não tinha medo de beijá-los, Bergoglio ficou conhecido, em 2001, por lavar e beijar os pés de 12 pacientes com Aids que visitou no hospital. (cf. Folha de Sao Paulo)

Obras

  • 1982: Meditações para religiosos
  • 1986: Reflexões sobre a vida apostólica
  • 1992: Reflexões de esperança
  • 1998: Diálogos entre João Paulo II e Fidel Castro
  • 2003: Educar: demanda e paixão
  • 2004: Colocar a nação em seus ombros
  • 2005: A construção de uma nação
  • 2006: Corrupção e pecado
  • 2006: Na carga de si mesmo
  • 2007: O verdadeiro poder é o serviço
  • 2012: Mente aberta, coração acreditado
(fonte wikipédia)



Nenhum comentário:

 
Pesquisa personalizada