quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Desfralde, é a hora ou não de retirar a fralda?

Quais são os sinais que as crianças dão quando estão prontas para deixarem as fraldas?



Para se levar em conta os sinais que as crianças dão, é interessante saber inicialmente em que fase da infância as crianças conseguem ter controle dos esfíncteres. Este controle depende de um amadurecimento neurológico e, com o xixi e o cocô, se dá em tempos diferentes. O controle do cocô acontece por volta de 1 ano e 10 meses e o do xixi diurno, por volta de 2 anos de idade. Já, no caso do xixi noturno, este controle pode demorar até 5 anos ( para desespero de muitas mães). É também importante entender que existe o amadurecimento neurológico mas também há um amadurecimento psicológico que acompanha este processo. E é justamente aí que os problemas podem começar, pois uma criança pode estar apta neurologicamente falando, mas não aceitar largar as fraldas, o que atrapalha todo o processo de desfralde.

Há alguns sinais típicos de que uma criança consegue ter controle do cocô. Um deles é quando ela se “retira” para um canto mais isolado e se concentra no processo de evacuação. Depois ela volta e avisa que fez cocô (ou a mãe percebe pelo cheiro clássico). Algumas não se dão ao trabalho de se retirar. Concentram-se com aquela carinha típica de que estão evacuando, no lugar em que estiverem. Mas você nota que elas pararam para evacuar, ou seja, controlam a evacuação naquele determinado momento.

Já o xixi, eu costumo perguntar: quando sua criança vai tomar banho, ela faz xixi no boxe logo que entra? Se a resposta é afirmativa, há grande chance de já haver um controle do xixi, pois ela tem esta atitude ao tomar banho voluntariamente, ou seja, de forma controlada. Quando isto é percebido, pode-se iniciar o desfralde e a criança deverá ser levada a cada 2 horas aproximadamente, para fazer xixi. Os escapes costumam acontecer principalmente quando as crianças estão concentradas brincando e se esquecem de pedir para ir ao banheiro. Por isto é importante se adiantar e levá-las, mesmo que não tenham pedido.

Dr. Ivani Mancini
http://www.mamatraca.com.br

6 comentários:

arkansas it services disse...

Time has come. He needs that now.

Anônimo disse...

Nice Blog…I love to read your posts.
Exam Questions

Anônimo disse...

order tramadol buy tramadol in arkansas - buy tramadol cod

Anônimo disse...

where to buy tramadol buy generic tramadol online - buy tramadol without rx

Anônimo disse...

Buy Priligy Online where to buy priligy singapore - buy brand priligy

jilbab instan murah disse...

grosirjilbabmurahku
grosirhijabku.wordpress
gamis syar'i murah
jilbab cantik murah dijual secara grosir dan online

 
Pesquisa personalizada