terça-feira, 30 de setembro de 2008

De quem são os Méritos

Nesse mês de Outubro, vai ter muita gente dizendo muita coisa boa sobre si mesmo, e como diz o Evangelho, quem dá testemunho de si mesmo não é digno de crédito. Jesus enaltecia a Pessoa do Pai, e o Pai o exaltava. Jesus nunca enaltecia a si mesmo: "Olha, como eu sou bom...", mas sim, Ele dizia, "Bom é somente o Pai". Cada político quer fazer seu próprio altar, até chamam suas fotos de "santinhos”.
Eu quero dar a devida honra, não a políticos, mais sim a escritores e filósofos que contribuirão para grandes mudanças, apesar de não terem construído pontes, palácios, hospitais, e ajudam a mudar seu tempo e o nosso para melhor.
Sempre digo que a inspiração maior deste blog é a ação do Criador, em cada linha, parágrafo, estrofe. Pois, "o Espírito Santo, sopra onde quer..." ele sopra aqui!
Penso como Kierkegaard, "tornar-se cristão", esse é o objetivo que permeia, do banal ao profundo. Não quero que você leitor seja mais um cristão, mas sim que eu seja. O "tornar-se cristão" em cada vírgula que isso comporta,e em sua totalidade. Não pretendo querer que você torne-se cristão, antes desejo isso a mim. Entenda-me bem, também não quero aumentar a cristandade (um conceito usado por Kierkegaard para dizer daqueles que se dizem cristãos, mais em sua existência, não o são), quero sim diminuir a cristandade e ajudar o cristianismo. Como o Papa Bento XVI já profetisa, que os cristãos estão diminuindo em sua quantidade, e aumentando em sua qualidade.
As ilusões estão sempre presentes, não é diferente na cristandade, nós nos intitulamos cristãos quando na maioria das vezes, não o somos... em sua essência. Pensando no tempo atual, vemos a política, governada pela ilusão. "Porque a multidão é a mentira. Cristo foi crucificado porque, embora se tivesse dirigido expressamente a todos, não quis enfrentar-se com a multidão, não quis o seu auxílio, evitou-se a este respeito incondicionalmente, não quis fundar partido, não autorizou o voto, mas quis ser o que era a Verdade que se relaciona com o Indivíduo", dizia Kierkegaard. A multidão é como Jesus mesmo dizia: Fazem o que não sabem e "não sabem o que fazem" (Lc 23, 34).
A política é uma matéria decorrente da filosofia, agora eu lhe pergunto, seu candidato conhece livros como "A Política" de Aristóteles, "A Republica" de Platão, "A Origem da Desigualdade Entre os Homens" de Rousseau, ou então "Utopia" de Thomas More? Se seu candidato ficar com aquele olhar de peixe morto, saiba ele é boa pessoa, mais boa vontade somente não diz muito. Vamos supor que você contrate um eletricista, que não conhece nada sobre lâmpadas, fios, etc.? Ele também pode ser uma boa pessoa, só não pode ser um bom eletricista...
Filósofos como S. Kierkegaard, M. Heidegger, J. P. Sartre, F. Nietzsche, filósofos da existência, tem muito a nos ensinar sobre a vida. Concedo meus méritos a eles, e não ao vereador, ou ao deputado, prefeito, que deu tal verba, que logo nos esquecemos, essa verba maravilhosa nada mais é do que nosso próprio dinheiro dos tributos, sendo nos devolvido em suas migalhas que restaram.

"Que mesmo se um homem recusa seguir até onde nos esforçamos por conduzi-lo, pode, todavia, fazer-se uma coisa por ele: obrigá-lo a tornar-se atento". (Soren Kierkegaard, 1859)

Beijos fraternos!

Um comentário:

osátiro disse...

Rezemos pelos católicos perseguidos no Paquistão.

Notícias de:
"Zenit O Mundo Visto de Roma":

Paquistão: cristãos vivem atemorizados e em constante ameaça [2008-09-01]



Papa a bispos do Paquistão: colocai Eucaristia no centro [2008-06-19]

Ser cristão no Paquistão «é muito difícil», diz arcebispo [2008-06-18]
Bispos paquistaneses se encontram em Roma para a visita «Ad limina»

Quarto trabalhadores da Cáritas Paquistão gravemente feridos em atentado [2008-03-11]
O cardeal Maradiaga, presidente da Cáritas, expressou sua «profunda tristeza»



Paquistão: «a comunidade cristã sente-se muito insegura e ameaçada» [2007-12-13]


Aumenta fundamentalismo islâmico no Paquistão [2007-11-15]
As minorias religiosas sofrerão ulteriores violências, denuncia Fides

Cristãos no Paquistão: vítimas de discriminação e perseguição religiosa [2007-08-21]

 
Pesquisa personalizada