terça-feira, 10 de novembro de 2015

Amor e fecundidade

 
Neste ciclo de catequeses nos ficamos diante de um questionamento: Qual o sentido da sexualidade para o cristianismo?
Resultado de imagem para amor e fecundidade
 
Podemos escolher ter uma relação sexual ou não, mas não podemos mudar o seu sentido. O sentido de entrega “ser todo teu” ou “ser toda tua”. Os solteiros que dizem com o corpo que são um do outro, estão mentindo. Por que só o sacramento do matrimonio nós coloca pela ação do Espírito Santo diante desse mistério o de ser “um só carne”. A união conjugal está no plano original de Deus para ser um caminho onde sejamos participantes do seu poder, como co-criadores. E também no sentido unitivo e místico. Essa dimensão não pode ser alcançada pela promiscuidade, pois a entrega plena só é possível a quem se tem, ou seja, pressupõe autocontrole e liberdade interior. Definitivamente não são dois corpos que se estimulam, ou se provocam, mas duas pessoas inteiras que se conhecem e se presenteiam com o que são, em suas especificidades masculinas e femininas. Quando a linguagem do corpo perde o seu sentido radical está se entrega ao desgaste.
Esse amor do matrimonio busca se manisfestar nos frutos, os filhos. Isso não quer dizer que não se possa planejar a vinda dos filhos. Desde que esse planejamento seja feito para o bem da família e da sociedade, e não em nome do egoímo. Nos métodos artificiais o homem se coloca como senhor de sua própria natureza, nos métodos naturais o homem se limita a colocar a natureza humana a serviço da inteligência e da liberdade. Permitindo que a fecundidade seja vista como ela verdadeiramente é UM DOM!
Os métodos naturais se colocam assim como um exercício de posse de si e outo domínio, pela castidade e pela continência. A sexualidade não pode se resumir a um simples passatempo, e corre esse risco nos métodos artificiais. A castidade conjugal não é um limite ao amor, mas antes uma defesa, para que o amor não seja prejudicado pela concupiscência. Possibilitando uma compreensão mais ampla do valor da pessoa humana com um todo.
Métodos Naturais
Resultado de imagem para cenplafam
 
Dentro os muitos métodos naturais modernos o Método Billings é o mais usado, pois não tem custo, não tem contra indicação, e é uma grande ferramenta de auto conhecimento e até mesmo de diagnostico de doenças. Os métodos artificiais deixam a responsabilidade de planejamento apenas a mulher na maioria das vezes, já o Billings divide esse responsabilidade entre os dois cônjuges. O papa JPII nas catequeses fala sobre a profecia do corpo, ou seja, os casais que exercem seu planejamento de forma natural são verdadeiros profetas com seu corpo. Os filhos que nascem são o verdadeiro testemunho de confiança em Deus desse casal, e não como nos artificiais onde se alimenta um temor, uma medo da vida. Já dizia Paulo a carta ao Romanos: "O mundo aguarda a manifestação dos filhos de Deus!". As catequeses desse ciclo a todo momento lembram as palavras de Paulo VI na encíclica Encíclica Humanae vitae:
 “Uma prática honesta da regulação da natalidade exige, acima de tudo, que os esposos adquiram sólidas convicções acerca dos valores da vida e da família, e que tendam a alcançar um perfeito domínio de si mesmos. O domínio do instinto, mediante a razão e a vontade livre, impõe, indubitavelmente, uma ascese, para que as manifestações afetivas da vida conjugal sejam conformes com a ordem reta e, em particular, concretiza-se essa ascese na observância da continência periódica. Mas, esta disciplina, própria da pureza dos esposos, longe de ser nociva ao amor conjugal, confere-lhe pelo contrário um valor humano bem mais elevado. Requer um esforço contínuo, mas, graças ao seu benéfico influxo, os cônjuges desenvolvem integralmente a sua personalidade, enriquecendo-se de valores espirituais…”.
Resultado de imagem para cenplafam
 
O sínodo da família fez eco também a essa mesma voz, ou seja, não é uma questão de certo ou errado, mas sim de buscar o que Jesus disse: "Vida e vida em abundancia!". Cada um de nós é chamado a dar passos progressivos na direção da felicidade plena.
Paz e bem! 

Nenhum comentário:

 
Pesquisa personalizada