sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Prematuros

     Existem dias que marcam profundamente a nossa vida, pela intensidade e pelo curto espaço de tempo que que experimentamos variadas oscilações entre alegria e tristezas. Em uma respiração profunda e pausada, talvez na tentativa de amenizar a dificuldade de processar tantos afetos de uma só vez, um coração que pede pausa no tempo, cruel e inevitável como o sol que amanhece o dia. A vida chega como um prematuro, com o coração devagar para bater, pelo menos em comparação com os batimentos velozes da modernidade, um pulmão lento para puxar o ar no automático e sem esforço, muito pelo contrario tendo que parar a vida para respirar. Ufa!!
     Talvez seja assim, a vida pede esforço, nascemos prematuros para viver, como um pecado original sempre pedindo um esforço para ser, para que a correnteza não nós leve de nós mesmos. Meu filho nasceu prematuro seria isso um ensaio para conhecer como será o ritmo da vida, nascer requer coragem, filho parabens.


15 de Dezembro de 2012


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O canto mais lindo sobre a Eucaristia


ADORO TE DEVOTE,
LATENS DEITAS

“In Hoc Signo Vinces”

Eu te adoro com afeto, Deus oculto,
que te escondes nestas aparências.
A ti sujeita-se o meu coração por inteiro
e desfalece ao te contemplar.

A vista, o tato e o gosto não te alcançam,
mas só com o ouvir-te firmemente creio.
Creio em tudo o que disse o Filho de Deus,
nada mais verdadeiro do que esta Palavra da Verdade.

Na cruz estava oculta somente a tua divindade,
mas aqui se esconde também a humanidade.
Eu, porém, crendo e confessando ambas,
peço-te o que pediu o ladrão arrependido.

Tal como Tomé, também eu não vejo as tuas chagas,
mas confesso, Senhor, que és o meu Deus;
faz-me crer sempre mais em ti,
esperar em ti, amar-te.

Ó memorial da morte do Senhor,
pão vivo que dás vida ao homem,
faz que meu pensamento sempre de ti viva,
e que sempre lhe seja doce este saber.

Senhor Jesus, terno pelicano,
lava-me a mim, imundo, com teu sangue,
do qual uma só gota já pode
salvar o mundo de todos os pecados.

Jesus, a quem agora vejo sob véus,
peço-te que se cumpra o que mais anseio:
que vendo o teu rosto descoberto,
seja eu feliz contemplando a tua glória.
 
 
São Tomas de Aquino

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Treinando para o casamento

Por Crystalina Evert
 
Quando eu era do colegio, me lembro que um dia fui para a casa de uma colega, e vi sua mãe e seu pai. Eu me lembro de perguntar para ela: "Você não acha estranho ter seu pai sempre em casa?" Ela simplesmente me olhou meio confusa e falou: "Hm... não, não acho".
Meus pais se separaram quando eu tinha dois anos. Dos meus seis tios e tias, cinco eram divorciados, e a maioria das minhas amigas viviam em lares onde só havia a mãe, algumas vezes só o pai. Aos meus olhos, não acreditava que as relações pudessem durar. Então, quando comecei a namorar, não tinha a menor idéia do que seria um relacionamento saudável.
O drama dos meus relacionamentos geralmente seguiam um roteiro: eu paquerava, me "apaixonava", e depois as coisas ficavam muito "quentes" fisicamente. Seguia-se o desrespeito, abuso, infidelidade, sarcasmo, e desonestidade. Daí então a gente terminava (geralmente várias vezes), e depois repetia o processo todo com outra pessoa. Eu sei que parece meio depressivo, mas era minha realidade, já que todas as minhas amigas estavam na mesma situação.
Depois de alguns anos vivendo assim, você pode imaginar que eu não tinha lá muita vontade de me casar. Na verdade, eu debochava das pessoas que viam o casamento como um objetivo na vida. Eu pensava: "Meu Deus, como são ingênuas essas pessoas! Elas estão apenas caminhando para a frustração!" Eu nunca desejei passar por um divórcio, e eu sabia exatamente como evitá-lo: não me casando nunca.
Mas, finalmente, me veio um pensamento. Se ninguém quer um divórcio, porque todo mundo vive como se estivesse treinando para ter um? Ao invés de treinarmos para a fidelidade, tínhamos essa mentalidade: "Se te dá vontade, vai lá e faz!" Ao invés de ensinar as outras pessoas a nos respeitar, deixávamos as pessoas nos usarem. Mas será que esses hábitos vão levar um casamento a ser duradouro? Com certeza não, pois tudo depende de mim.
Eu não mudei meu jeito de ser da noite para o dia, porque eu não sabia sequer como deveria ser tratada. Eu tinha recaídas de tempos em tempos, mas sempre pensava comigo mesma: "Se eu quero dar aos meus filhos a família que eu nunca tive, então tenho que parar de agir como vítima". É muito fácil desistir, entrar em desespero, e admitir a derrota, do mesmo jeito que é fácil se divorciar.
O que não é fácil é se fazer vulnerável, praticar o auto-controle, ficar longe de relacionamentos sem futuro, e ter a coragem de manter firme a esperança de que o verdadeiro amor existe. Mas parece que as únicas pessoas que encontram o verdadeiro amor são exatamente as pessoas que fazem isso. A idéia de se tornar um marido ou uma esposa pode parecer algo distante para você, mas as virtudes ou vícios que você pratica hoje irão moldar quem você irá se tornar, e a maneira com que você vai se permitir ser tratada no futuro.
__________
Trecho do livro "Theology of the body for teens", (Teologia do corpo para jovens), p. 129
By vidaecastidade.blogspot.com.br

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Os mistérios da maternidade

 
A cabeça, o coração, o corpo, todo envolto pelos mistérios que a maternidade traz, ano é para menos, essa é minha terceira gestação. Meus pensamentos, minha alma, meu banho são sempre visitados, refletir sobre as questões humanas me traz uma sensação assim, minha vida tem sentido, minha vida vai além da margem, me sinto entrando em um lago profundo do qual saber quem se é um antidoto para não se afogar, a humildade é como um bote que não te deixa naufragar nessas aguas e seus mistérios.

Quando eu era criança minha mãe ficava dizendo, só peço a Deus que te dê sabedoria, xiii, eu só ficava pensando tanta coisa legal para minha mãe pedir a Deus por mim, ela vai logo só pedindo essa tal sabedoria. Me intrigava um pouco essa frase: "Só peço que Deus te dê sabedoria!", hoje quando me pego pensando sobre a vida, sobre o papel da mulher na sociedade, maternidade, trabalho, e tudo aí sim eu constato essa tal Sabedoria faz toda a diferença na minha vida. Aí que miséria seria eu sem ela, Jesus. É como Salomão que poderia pedir tudo a Deus e escolheu a sabedoria, Deus ficou tão surpreso que disse vou dar a sabedoria e tudo mais por acréscimo. Me vejo aí, como alguém que ia ganhar um presentinho simples, e que quando abriu o pequeno embrulho todo o resto fez sentido.

E quando refletimos sobre a maternidade não podemos nos esquecer da Carta apostólica Mulieris Dignitatem, do nosso querido Beato João Paulo II, onde ele fala sobre a vocação da mulher a maternidade, mesmo que está seja celibatária, ou em qualquer estado de vida, onde toda mulher se realiza promovendo e gerando a vida. O feminismo coloca a maternidade como uma ameaça a liberdade e a realização da mulher, o papa coloca a maternidade como o centro da realização da mulher, mesmo que está não tenha filhos, a maternidade é um mistério não apenas fisíco, mais espiritual.

O amor pode ser para nós cada vez mais podado pelo egoísmo ou cada vez mais promovido pela generosidade, no mistério da maternidade a mulher é chamada a se doar pelo outro de forma generosa, não necessariamente é preciso "dar a luz", mas sim dar-se como luz. No fim seremos julgados pelo amor, nossos amor tem marcas de generosidade ou de egoísmo.... vale pensar!

sábado, 23 de junho de 2012

Pai te amo pra sempre!

Em homenagem ao falecimento do meu pai, vou postar uma mensagem da minha tia Rosana, feita para a missa de 7 dia. Não seria nada sem você!



Era um garoto que como eu, amava os Beatles e os Rolling Stones, seu nome Juscelino Luiz dos Reis, morando na pequena cidade de Divisa Nova, muito cedo, saiu de casa com uma muda de roupas, e foi tentar a sorte na cidade grande.Foi para São Paulo. Voltou anos depois , cheio de sonhos e idéias, e de garoto imaturo, tornou-se um adulto independente.Abriu um botequinho com o pouco dinheiro que tinha, o balcão improvisado foi feito por ele mesmo com bambus. Ia toda semana em Alfenas, de ônibus, de onde trazia numa caixa de papelão algumas coisinhas para revender, e assim foi desenvolvendo seu dom de comerciante, sempre comunicativo e brincalhão, consegui mais tarde progredir nos negócios. Casou-se com a Mônica, onde encontrou uma parceira em tudo. Trabalharam por incansáveis anos na coordenação de Encontros Casais, na Renovação Carismática onde foram o esteio para muitos jovens casais.  Tiveram filhos, Maria Célia e Tobias... como amava seus filhos... resolveu cuidar também dos menos favorecidos, via potencialidade em todos, acolhia crianças em sua casa,que comiam na sua mesa, nunca fizera distinção entre seus filhos e os outros. Nas festas de aniversários de suas crianças chamava todas os carentes para partilhar com eles a felicidade de seus filhos. Muitas vezes criticado, porém empregava todos os meninos que batia a sua porta. Criou também uma casa para menores carentes na cidade, a OSMECAR, mais tarde idealizou e com doações conseguiu construir o CURUMIM. Para essa entidade ele realizou o primeiro rodeio da cidade e levou para a arena do rodeio as crianças acolhidas. Isso se repetiu por alguns anos. Muitas dessas crianças, hoje são adultos responsáveis e se tornaram pessoas de bem. A paixão pelo futebol, sempre esteve em seu sangue, fundou seu próprio time, colecionava troféus, jogava, torcia, sofria com seu time. Era disciplinado na alimentação e na prática de atividades físicas, mas mesmo assim se foi muito cedo.     Não estudou muito, para ele não fez falta, pois tinha um tino nato para os negócios que sempre  prosperou, era uma pessoa muito simples, muito pé no chão, por vezes em seu estabelecimento era confundido com um empregado. Como todo ser humano tinha seus defeitos, mas as qualidades de longe os superavam .   Veio de uma família numerosa, 14 irmãos, muito unida. Lembrava deles sempre, principalmente no Natal e, nunca se esquecia dos presentes para os familiares. Perdeu o pai, depois a mãe os quais cuidou com muito zelo e carinho e se tornou um exemplo para todos os irmãos... um ponto de referencia de alguém que lutou e venceu.  Tinha uma paixão enorme pelos filhos, e a paixão se tornou ainda maior pelos netos, por inúmeras vezes foi capaz de andar quilômetros só para abraçá-los.  Trabalhou e se dedicou a vida toda ao comercio, mas então veio a trágica notícia, uma doença fatal, começou a luta, médicos, hospitais, cirurgias, tratamentos  mas Deus é o Senhor e sabe o momento certo de tudo, e como pessoa especial que foi percebeu todo o amor, carinho, solidariedade das pessoas que o amava.A esposa sempre a seu lado, o tempo todo amparando, os filhos, os irmãos orando sem cessar, os amigos, funcionários, conhecidos, todos  preocupados e apreensivos, clamando pela melhora. Todos temos nossa missão aqui na Terra, a sua foi cumprida devidamente, chegou a  hora de voltar para Deus, pois a morte nada mais é que trocar uma roupa velha por uma roupagem nova. NÓS : esposa, filhos, netos, irmãos, genro, nora ,amigos, funcionários, nos despedimos de você JUSCELINO com saudades eternas, e com a certeza que nos reencontraremos ainda... Fique com Deus e Nossa Senhora ...sempre te amaremos,com certeza Deus está te recebendo de braços abertos...  FICA SEMPRE... UM POUCO DE PERFUME... DAS MÃO QUE OFERECEM ROSAS... DAS MÃOS QUE SABEM SER GENEROSAS...      O nosso esterno carinho....

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pregação sobre Namoro

Deus seja louvado! Segue o link da pregação que fiz no grupo de oração para jovens Resgate Radical, Machado - MG, Igreja Santa Rita de Cássia.
A galera JUVECC toda em peso, música, animação, pregação....


http://www.mediafire.com/?78v8vcoeuyntv3d

sábado, 2 de junho de 2012

JMJ 2013 terá como palco?

A Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e a Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste, serão palco dos principais eventos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 23 e 28 de julho de 2013.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pescoço de Frango


Já te conhecia de vista, mas desse dia em diante eu fiquei meio intrigada pelo fato:

Você foi a primeira pessoa que eu vi comendo um percoço de frango daquele jeito, mal te conhecia, meu pai entra pela cozinha com um garoto, e disse logo: senta aqui!
Olhando para os lados completou: Ele vai almoçar com agente, hoje.

Até então cena comum lá em casa, para alguns garotos menos desavisados meu pai tirava uma onda. Um dia ele serviu alface com Quick de morango. Dizendo com tanta convicção que nem dava espaço para dúvida: Você nunca comeu? É delicia. Xiii!! Mas nessa ocasião ele serviu percoço de frango, arroz, feijão..

O garoto ressabiado comeu rápido o almoço, para diminuir sua timidez fiz de conta que tinha muita coisa pra fazer só voltei a cozinha quando ele já tinha ido embora, ao lado do prato "a coluna vertebral" do frango estava limpa como se tivesse ido a maquina de lavar.

Naquele dia minha consciência pesou, eu nem dava moral pro frango se o trabalho de tirar a carne fosse muito: pescoço, então nem se fala, eu tirava os dois fiapos de carne e achava que o resto tinha que jogar fora;

Algumas pessoas nos marcam a alma com seu detalhes!
Sua presença amor na minha vida, me faz ser uma pessoa melhor!
Edmilson, Te amo, saudades!!!

Papa Bento XVI encoraja a RCC a perseverar na missão


fonte: Site Cn (Rádio Vaticano)


"O Senhor precisa de vocês para fazer de suas famílias locais de amor e de esperança", disse Bento XVI aos membros italianos da Renovação Carismática.

Trinta mil pessoas lotaram a Praça São Pedro na manhã deste sábado,26, para participar da Santa Missa presidida pelo Cardeal-arcebispo de Genova Angelo Bagnasco, que é presidente da Conferência Episcopal Italiana, por ocasião do 40º aniversário de fundação do Movimento da Renovação no Espírito. O movimento é a expressão italiana da Renovação Carismática Católica (RCC).

Antes da Missa, os fiéis tiveram momentos de oração, cantos e testemunhos. Depois, o Papa Bento XVI desceu à Praça para saudar pessoalmente os fiéis e o presidente nacional do Movimento, Salvatore Martinez.

Em seu discurso, o Papa agradeceu e encorajou os membros da Renovação, dizendo-se muito contente em encontrá-los justamente nas vésperas de Pentecostes, festividade fundamental para a Igreja e significativa para o Movimento.

Bento XVI reconheceu a obra apostólica destes fiéis que tanto contribuíram para o crescimento da vida espiritual conduzindo muitas famílias em crise ao amor de Deus, testemunhando a alegria da fé em Cristo e a beleza de ser discípulo de Jesus.

Bento XVI também ressaltou a necessidade de se construir relações sociais com base na Palavra de Deus, tendo em vista a atual precariedade em que se vive hoje. “Com frequência faltam pontos válidos de referência em que se inspirar a própria existência. Portanto, se faz cada vez mais importante construir o edifício da vida e o conjunto das relações sociais sobre a rocha estável da Palavra de Deus, deixando-se guiar pelo Magistério da Igreja”, disse.

Perseverança

Depois, o Pontífice lembrou que, em meio a essa precariedade social, o Senhor está conosco e nos convida a crescer na confiança, na fidelidade de nossa vocação, na esperança e na caridade.“Por meio da caridade, até mesmo pessoas distantes ou indiferentes à mensagem do Evangelho conseguem se aproximar da verdade e se converter ao amor misericordioso do Pai celestial”, disse.

Neste sentido, Bento XVI confortou os fiéis afirmando que aprecia o que fazem para difundir a “cultura de Pentecostes” na sociedade, com iniciativas em favor das pessoas carentes e marginalizadas, como detentos e ex-detentos. O Pontífice os encorajou a prosseguir seu empenho pela família, lugar imprescindível de educação ao amor e ao sacrifício de si.

Antes de conceder sua benção apostólica aos presentes, Bento XVI lhes deixou a seguinte mensagem: “Queridos amigos da Renovação no Espírito Santo, não vos canseis de dirigir-se ao céu: o mundo precisa de oração! Servir homens e mulheres que sintam a atração do céu em sua vida, fazer do louvor do Senhor um estilo de vida nova. E sejam cristãos alegres! Confio todos a Maria Santíssima, presente no Cenáculo de Pentescostes. Perseverem com ela na oração, caminhem guiados pela luz do Espírito Santo vivendo e proclamando a mensagem de Cristo”, finalizou o Papa. 

Patronos e intercessores da JMJ Brasil 2013




Como patronos, foram escolhidos:

- Nossa Senhora da Conceição Aparecida - protetora da Igreja e das famílias
- São Sebastiao - jovem soldado e mártir da fé
- Santa Teresa de Lisieux - jovem padroeira das missões
- Beato João Paulo II - Amigo dos Jovens
- São Frei Galvão - Arauto da Paz e da Caridade

E como intercessores da JMJ, foram escolhidos 13 santos e beatos:

- Santa Teresa de Los Andes - jovem contemplativa de Cristo
- Santa Laura Vicuña - jovem mártir da pureza
- São Jorge – combatente do mal
- Santo André kim e seus companheiros – mártires da Evangelização
- Beato José de Anchieta - apóstolo do Brasil
- Beata Albertina Berkenbrock - virtuosa nos valores evangélicos
- Beato Píer Giorgio Frassati - amor ardente aos pobres e à igreja
- Santa Rosa de Lima - fiel à vontade de Deus
- Beato Frederico Ozanan - servidor dos mais pobres
- Beato Adílio Daronch - jovem amigo de Cristo
- Beata Chiara Luce - toda entregue a Jesus
- Beata Irmã Dulce - embaixadora da caridade
- Beato Isidoro Bakanja - mártir do Escapulário

domingo, 27 de maio de 2012

Pregação da TAta no Juvecc

Pregação sobre Eucaristia

http://www.4shared.com/mp3/Pnjsr91-/pre_tata_.html

I Lual do Juvecc


http://www.4shared.com /folder/5cUs_GXp/_online.html

quem quiser conferir como foi o Lual do Juvecc Grupo de Jovens segue o link

sábado, 26 de maio de 2012

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Pregação Juvecc


Acabei de escutar uma pregação minha que o Carlos França gravou, foi no Juvecc Grupo de Jovens, quem quiser escutar é só abrir esse link, no inicio tem a abertura primeiro com o Fernando, depois a pregação, confere aí galera!
Segue o link abaixo onde está hospedado o audio em MP3

http://www.4shared.com/mp3/BvswiLT8/Pregao_Maria_clia.html


sábado, 21 de abril de 2012

Teologia do Corpo para jovens do MUR - Alfenas




Domingo (22 de abril de 2012) as 15h no Centro pastoral em Alfenas
Formação sobre Teologia do corpo, para galera do MUR e cia....
paz e bem!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dia do beijo!

Ha quem ache um absurdo o que digo: "Só beijo você em toda a minha vida!"
Outros ficam surpresos, como pode?! Não sei dizer muito sobre isso.
Quando depois de ter seu coração rasgado e aberto, pude olhar coisas boas e ruins.
Mas todas elas tão verdadeiras, xii pensei como pode um cara se quer me conquistar vai jogar as fichas pra ganhar, você chega e rasga o verbo, joga suas fichas para perder, conta tudo de todas que havia beijado, hoje não acho que são muitas, mais naquela noite achei que a história não ia acabar tinha tantos detalhes e nuanceas. Não consegui dormir aquela noite, acho que foi a unica noite que passe acordada pensando, deu um nó na minha cabeça, todas as minha certeza acerca dos homens foram por aguá a baixo, na quele dia entendi que você não era um homem qualquer, era meu! Desejo, nesse dia me deparei com ele forte como rocha, suficiente para vencer meu sono que não pouco. Quando nós beijamos pela primeira vez, tão natural como aguá em direção ao mar, parece que o rio sabe pra onde está indo e onde quer chegar, apesar de no horizonte não poder ver nada a diante. Beijo, saiu da minha lista de futilidades para entrar em meu interior como uma manifestação profunda de comunhão, amor, entrega. A quem ache um exagero, não tenho por que me justificar, pois para mim beijo é um selo da alma, a quem vejo o beijo virou lazer, diversão, farra, ou até competição, ficou vazio de sentido. Aí quando a alma pede amor de verdade, o beijo já não pode dizer muito em seu descredito, quando não se tem muito a expressar-se, o beijo evolui rápido, vira droga leve, que exige a existência de outra, e mais outra mais pesada.

"Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo" (Romanos 16,16), beijar é uma ordem bíblica para expressar amizade, fraternidade, ou também ao casal:
"- Ah! Beija-me com os beijos de tua boca! Porque os teus amores são mais deliciosos que o vinho" (Cântico dos Cânticos 1,2).
"Somos responsáveis por quem cativamos" já dizia o Pequeno Príncipe.

O corpo tem sua linguagem, se um dia as palavras deixarem de fazer sentido a comunidade rui no caos, hoje os afetos estão cada vez mais confusos por que não obedecemos a linguagem do corpo. Vale pensar: como vamos amar se nossa linguagem está cada vez mais confusa e caótica.


Mas o Filho do Homem, quando vier, será que vai encontrar fé sobre a terra?” (São Lucas 18,8) Podemos dizer o mesmo sobre o Amor.




quarta-feira, 28 de março de 2012

O Francisco cantando para dormir...

Ontem o Edmilson gravou o Francisco cantando pra dormir, até me emocionei... lindo


http://www.4shared.com/music/9TmK1A1z/Gravao.html

sexta-feira, 16 de março de 2012

MOB - Método de ovulação Billings




A correlação dos eventos fisiológicos do ciclo reprodutivo feminino com as observações feitas na vulva.

Dr E.L.Billings AM, MBBS, DCH (Lond.)


Introdução


Durante os dias que levam à ovulação, o muco cervical sai da vagina quando a mulher está na posição de pé e se move. O muco é observado na vulva:

Pela mudança de sensações na vulva ao longo do dia.

Pela inspeção direta do muco que é visível, de tempo em tempo.

O registro destas observações se faz no final do dia. O registro revela os padrões de infertilidade e fertilidade.

O padrão de fertilidade é um padrão que muda. O padrão de infertilidade é um padrão sem mudanças. Estes dois são conseqüências de padrões hormonais que controlam a sobrevivência espermática e a concepção e, portanto, proporcionam informação confiável para conseguir ou espaçar a gravidez.

A anatomia do sistema reprodutor feminino é ilustrada na Figura 1. As partes importantes para observar são:

a cavidade do útero onde o bebê se desenvolve durante 9 meses;

o cérvix que produz o muco, responsável pela vitalidade e saúde das células espermáticas;

a vagina; as Bolsas de Shaw;

a vulva que sente a presença do muco que flui desde a vagina;

os ovários contém o complemento cheio de células ováricas. Os folículos, nos ovários, produzem os hormônios que são responsáveis pelo crescimento do endométrio e sua preparação para a gravidez, a ativação do cérvix e a produção do muco, e as mudanças cíclicas na função da vagina e das trompas uterinas.

A fertilidade depende de:

Uma ovulação satisfatória.

Trompas uterinas saudáveis que permitam a passagem das células espermáticas para a união com o óvulo e, em seguida, protege e ajuda o embrião a prosseguir em direção à cavidade do útero para sua implantação.

Um endométrio saudável para a implantação.

Uma função cervical adequada para produzir muco, o qual capacitará as células espermáticas saudáveis para navegarem no conduto genital.

Harmonia emocional entre o esposo e a esposa é também essencial.

Fazendo um Registro

Um registro diário das observações feitas na vulva é essencial no Método de Ovulação Billings. O registro das características mais férteis, notadas durante o dia, se faz à noite. O primeiro registro, o qual se inicia imediatamente, é usualmente de 2-4 semanas de duração e se faz sem nenhum contato genital, para que as observações não sejam confundidas com nenhuma secreção devida às relações ou contato genital. O gráfico resultante proporciona informação ao esposo e a oportunidade de comunicar-se e tomar decisões. Não devem ser feitos exames internos, já que isso pode confundir. Usam-se selos de cores ou símbolos para fazer os registros e, sob cada selo, uma ou duas palavras são escritas, as quais descrevem a sensação na vulva e a aparência do muco.

Uma pergunta de grande ajuda para uma mulher ansiosa é: como é que ela sabe quando vem sua menstruação. Ela admitirá, rapidamente, que sente e vê o sangramento quando chega à vulva. O evento é registrado com um selo vermelho ou com o símbolo ●.

As observações de sensação e aparência serão aplicadas então a todas as demais observações que a mulher faz na vulva. Conforme os dias passam, ela reconhecerá seus padrões de fertilidade e infertilidade, de acordo com os padrões do muco.

MENSTRUAÇÃO

Depois da menstruação, a cérvix é bloqueada com um tampão de muco espesso, denso, o qual evita a passagem das células espermáticas dentro da cérvix, e também protege o corpo de uma infecção. As células espermáticas que são mantidas fora da vagina, muito rapidamente, tornam-se incapazes de fertilizar o óvulo e são destruídas pelas células ao redor.

Os ovários estão em repouso neste período. Não há nada saindo da cérvix e sente-se a vulva seca. Não se sente nada nem se vê nada. O registro desta observação se faz com um selo verde ou com o símbolo |.

05-GRÁFICO PBI

Depois das relações, a descarga de líquido seminal desde a vagina pode durar até 24 horas e ser sentido como algo molhado na vulva. Este líquido seminal não contém células espermáticas vivas. Elas foram destruídas na primeira ou na segunda hora, na vagina, quando o cérvix evita que entrem no útero.

O Padrão Básico de Infertilidade

O Padrão Básico de Infertilidade é um padrão sem mudança e reflete inatividade ovárica. Nos ciclos longos é reconhecido por:

Secura sem mudança, ou

Vulva seca com uma pequena quantidade de muco que se vê é que o mesmo cada dia. A figura 4 ilustra um padrão básico de infertilidade de muco. São estudados três ciclos para identificar corretamente o ponto de mudança de (i) sensação ou (ii) a aparência do muco ou ambas.

06- PBI FLUXO

07- GRAFICO PBI FLUXO

Figura 4 (a) – (c) O padrão básico de infertilidade do muco permanece o mesmo dia após dia, ciclo após ciclo, inicialmente registrado com um selo branco com bebê ou com o símbolo ○ (4a), porém, logo registrados com selos amarelos ou com o símbolo quando o padrão parece não mudar = (4b, 4c)]. Não há entrada de espermatozóides dentro da cérvix devido ao tampão de muco.

Os ovários estão em repouso. Muito pouco estrógeno está sendo produzido. A cérvix está fechada e não há penetração de esperma. Se o fluxo permanece o mesmo, dia após dia, por três ciclos, é um sinal de infertilidade. Sente-se a vulva seca e o muco, que é o resultado de pequenos fragmentos que se desprendem da parte baixa do tampão, é pouco e opaco. Este padrão sem mudança de infertilidade é comum para muitas mulheres.



Ponto de mudança

A figura 5 mostra que, agora, o ovário está ativo e está produzindo estrógeno ( _ _ _ ), o qual estimula a cérvix para que atue. Produz-se muco líquido e este libera o tampão; assim o esperma pode agora entrar no cérvix. Uma mudança na sensação de seca para não mais seca é experimentada agora na vulva e é registrada no gráfico com um selo branco com bebê ou com o símbolo ○. A aparência do muco pode ser espessa e opaca. Este muco opaco, pegajoso, não indica infertilidade. O fato de que tenha chegado à vulva significa que deixou a cérvix, deixando-o aberto aos espermatozóides.

09- mudança

10-gráfico mudança

11-mudança 2

11- gráfico mudança 2

A figura 7 mostra o padrão de mudança da fertilidade. (O padrão básico de infertilidade tem sido sem mudanças). O ovário está produzindo, mais e mais, grandes quantidades de estrógeno ( _ _ _ ). O muco está mudando de pegajoso para uma sensação de molhada e escorregadia. Podem ser notados fios claros de muco. A quantidade máxima de muco pode diminuir e continuar uma sensação escorregadia por um dia ou dois. O último dia de sensação escorregadia é o dia mais fértil no ciclo e é chamado de ÁPICE, por ser o dia ápice da fertilidade e está associado a uma maior sensibilidade e edemaciaçao da vulva.

12- ápice

13- gráfico ápice

O óvulo pode ser visto agora na trompa uterina (Figura 8). A cérvix está começando a se fechar com o muco espesso sob a influência da progesterona ( ____ ) do folículo luteinizado (o corpo lúteo). A progesterona tem uma influência sobre o muco, que faz com que a mulher sinta a mudança da sensação na vulva e ela sente-se seca ou pegajosa.

14- ápice 2

15- gráfico ápice 2

Já não há mais nenhuma sensação escorregadia na vulva. Isto é devido às mudanças no cérvix e na parte baixa da vagina, ambos os quais estão sob o controle hormonal. O muco resseca ao passar pela vagina devido a ação das Bolsas de Shaw.



A Fase Lútea

Figura 9 ilustra a fase lútea do ciclo, onde, desde o quarto dia depois do Ápice (o último dia de sensação escorregadia na vulva), a cérvix é fechada com um muco espesso, evitando que os espermatozóides entrem na cavidade do útero. O corpo lúteo está no ovário produzindo ambos, estrógeno e progesterona. Se não houver contato genital, desde o início do primeiro ponto de mudança até o início do quarto dia após o Ápice, o óvulo não será fertilizado e se desintegrará na trompas uterinas

16- lutea

17- gráfico lutea

A menstruação (Figura 10) anuncia o final do ciclo, normalmente 11-16 dias depois da ovulação, e o início do ciclo seguinte. O tampão deixou a cérvix para permitir passagem do sangue do útero para fora. Os ovários regressaram agora a seu estado de repouso.

18- menstruação 2

Ovulação atrasada – A fase pré-ovulatória longa e o padrão básico de infertilidade

A ovulação é amiúde atrasada em tempos de estresse, durante a amamentação e na pré-menopausa. O conceito de Padrão Básico de Infertilidade é um elemento essencial do Método de Ovulação Billings. O reconhecimento deste padrão, sem mudança da infertilidade pré-ovulatória, permite liberdade para relações, sem conceber, na fase pré-ovulatória, sem importar quão longo ou curto possa ser.



O Padrão Básico de Infertilidade é um padrão sem mudança, observado pelo período de pelo menos duas semanas. Seria:

nada de fluxo (secura vulvar); ou

um fluxo sem mudança na vulva, que acompanha um baixo nível sem mudança de estrógeno; ou

uma combinação de (1) e (2) quando a descarga permanece sem mudança, durante 2 semanas de observação e é interrompida por dias secos.

O Padrão Básico de Infertilidade com fluxo, nos exemplos (2) e (3), é de origem vaginal. Quando os estrógenos sobem suficientemente para causar uma resposta cervical, o padrão muda e significa possível fertilidade. O aumento e a queda dos estrógenos podem provocar uma resposta endometrial com sangramento, seja sangramento de rompimento ou de privação.

As Regras dos Primeiros Dias (ver adiante), aplicadas ao padrão básico de infertilidade, proporcionam segurança no Método de Ovulação Billings, e asseguram o reconhecimento do retorno da fertilidade, no caso de ovulação atrasada devido a qualquer causa.

Falha Cervical e o Padrão Básico de Infertilidade

A cérvix precisa produzir um muco adequado para o bom funcionamento dos espermatozóides. Em algumas circunstâncias, por exemplo, aproximação (ou chegada) da menopausa, pós medicação contraceptiva, a cérvix falha ao responder ao estimulo estrogênico com conseqüente falha de liberação de muco receptivo aos espermatozóides. A mulher está então infértil, mesmo se estiver ovulando. Ela deverá reconhecer isto como um padrão sem alteração, isto é.

PBI de secura,

um fluxo sem mudança, ou

uma combinação de ambos seco e um fluxo sem mudança.

Se aplicam as Regras dos Primeiros Dias, permitindo o reconhecimento de qualquer retorno da fertilidade.

As Regras do Método de Ovulação Billings

Para conseguir a gravidez:

Aplique as Regras dos Primeiros Dias. Isto a torna capaz de reconhecer a mudança do padrão fértil de muco. Retarde a relação até que apareça o muco escorregadio. Os dias seguintes são os mais férteis. Daí que as relações deverão ocorrer enquanto o muco escorregadio é sentido e por um ou dois dias pós Ápice.

Para evitar a gravidez:

As Regras dos Primeiros Dias e

A Regra do Ápice

são aplicadas. Estas regras são como segue:

As Regras dos Primeiros Dias

Regra 1: Evite as relações nos dias de forte sangramento durante a menstruação.

Regra 2: Noites alternadas são disponíveis para relações quando estes dias forem reconhecidos como inférteis (Padrão Básico de Infertilidade).

Regra 3: Evite as relações em qualquer dia de muco ou sangramento que interrompa o Padrão Básico de Infertilidade. Permita três dias de PBI depois, antes de reiniciar as relações na noite do 4º dia. Regra 2 continua.

A Regra do Ápice

Quando o Ápice e identificado, seguindo uma mudança do PBI, a Regra do ápice e aplicada. Desde o inicio do quarto dia apos o Ápice até o final do ciclo, a relação sexual é disponível cada dia, a qualquer hora.

Importância do Gráfico

Se estas indicações são aplicadas, o casal pode esperar 99% de êxito em evitar a gravidez.

A anotação diária é importante para recordar à mulher para prestar atenção ao sinal do muco, a cada dia.

O registro dá valiosa informação ao marido, para que ele e sua esposa possam discutir as possibilidades, e juntos, decidir quando trarão ao mundo seu primeiro ou seguinte nenê. Desta forma uma forte e amorosa comunicação se estabelece entre eles, e o bebê é bem vindo e amado.

RECOMENDA-SE QUE SE PROCURE UM INSTRUTOR HABILITADO.

Cada ciclo tem o seu padrão. Não espere que um ciclo seja igual ao outro. Se qualquer dúvida ou dificuldade aparecer, procure um instrutor do Método de Ovulação Billings. Enquanto você está aprendendo o Método, revisões do gráfico são recomendadas a cada duas a quatro semanas. Para localizar o instrutor mais perto de você ou para outras dúvidas, entre em contato com a CENPLAFAM – WOOMB BRASIL



fonte: www.cenplafam.com/portal/mob/

quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia da poesia

Casamento

Adélia Prado


Há mulheres que dizem:

Meu marido, se quiser pescar, pesque,

mas que limpe os peixes.

Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,

ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.

É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,

de vez em quando os cotovelos se esbarram,

ele fala coisas como "este foi difícil"

"prateou no ar dando rabanadas"

e faz o gesto com a mão.

O silêncio de quando nos vimos a primeira vez

atravessa a cozinha como um rio profundo.

Por fim, os peixes na travessa,

vamos dormir.

Coisas prateadas espocam:

somos noivo e noiva.

Texto extraído do livro "Adélia Prado - Poesia Reunida", Ed. Siciliano - São Paulo, 1991, pág. 252.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Aniversário da RCC!

Estamos comemorando 45 anos de existência!




Os dias 17, 18 e 19 de fevereiro são muito significativos para a Renovação Carismática Católica, pois marcam o surgimento do Movimento. Para comemorar essa data, o Portal RCCBRASIL contará um pouco dessa história nos próximos dias. Acompanhe! Vivamos esses três dias em clima de louvor pela RCC que, por meio da ação poderosa do Santo Espírito, tem levado tantas e tantas pessoas a um encontro pessoal com Jesus Cristo!
Sexta-feira, 17 de fevereiro de 1967: Há exatamente 45 anos, no dia 17 de fevereiro, começava o retiro de Duquesne. Um evento muito importante porque marca o início da Renovação Carismática Católica do mundo. Mais de 30 pessoas recolheram-se para orar e estudar a Bíblia no Centro de Retiros da Universidade de Duquesne, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Eram professores e jovens alunos dessa mesma universidade cujo lema de seu brasão é: Spiritus Est Qui Vivificat (É o Espírito que dá a vida).
E o sábado reservaria grandes surpresas.....
www.rccbrasil.org.br

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Desfralde, é a hora ou não de retirar a fralda?

Quais são os sinais que as crianças dão quando estão prontas para deixarem as fraldas?



Para se levar em conta os sinais que as crianças dão, é interessante saber inicialmente em que fase da infância as crianças conseguem ter controle dos esfíncteres. Este controle depende de um amadurecimento neurológico e, com o xixi e o cocô, se dá em tempos diferentes. O controle do cocô acontece por volta de 1 ano e 10 meses e o do xixi diurno, por volta de 2 anos de idade. Já, no caso do xixi noturno, este controle pode demorar até 5 anos ( para desespero de muitas mães). É também importante entender que existe o amadurecimento neurológico mas também há um amadurecimento psicológico que acompanha este processo. E é justamente aí que os problemas podem começar, pois uma criança pode estar apta neurologicamente falando, mas não aceitar largar as fraldas, o que atrapalha todo o processo de desfralde.

Há alguns sinais típicos de que uma criança consegue ter controle do cocô. Um deles é quando ela se “retira” para um canto mais isolado e se concentra no processo de evacuação. Depois ela volta e avisa que fez cocô (ou a mãe percebe pelo cheiro clássico). Algumas não se dão ao trabalho de se retirar. Concentram-se com aquela carinha típica de que estão evacuando, no lugar em que estiverem. Mas você nota que elas pararam para evacuar, ou seja, controlam a evacuação naquele determinado momento.

Já o xixi, eu costumo perguntar: quando sua criança vai tomar banho, ela faz xixi no boxe logo que entra? Se a resposta é afirmativa, há grande chance de já haver um controle do xixi, pois ela tem esta atitude ao tomar banho voluntariamente, ou seja, de forma controlada. Quando isto é percebido, pode-se iniciar o desfralde e a criança deverá ser levada a cada 2 horas aproximadamente, para fazer xixi. Os escapes costumam acontecer principalmente quando as crianças estão concentradas brincando e se esquecem de pedir para ir ao banheiro. Por isto é importante se adiantar e levá-las, mesmo que não tenham pedido.

Dr. Ivani Mancini
http://www.mamatraca.com.br

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

 
Pesquisa personalizada